meinhardt_jgbr
(usa Debian)
Enviado em 22/07/2010 - 18:56h
Alberto,
Também achei interessante a brincadeira. Apesar do tom de gozação o autor está colocando com muito bom humor os pontos chaves do Gentoo e das distros derivadas. Chamando a atenção para Portage, emerge, etc.
Depois de já estar usando de forma intermitente o Librix 4.0, cada vez fico mais convencido que possivelmente qualquer distro derivada do Gentoo seja a melhor alternativa para os iniciantes.
Me explico: O risco de fazer alguma grande "cagada" fica muito reduzido, porque quem quiser fazer alterações arriscadas para o sistema terá primeiro que pesquisar, adquirir novos conhecimentos e só após isto partir pra botar a mão na massa. Só isto será uma grande segurança para o sistema. A bem da verdade, para uso normal de qualquer Pc, não precisa fazer nada. A grande maioria dos aplicativos necessários já está instalada e devidamente configurada. Mesmo não conhecendo outras distros derivadas do Gentoo como o Sabayon e o Funtoo, apenas com base na experiência com o Librix 4.0, posso dizer que não deixa nada a desejar quando comparado com outras distros altamente incensadas como o Ubuntu e sua versão melhorada Linux-Mint, com a grande vantagem de ser uma distro do tipo "Rolling Release".
Na instalação do meu Librix 4.0 só não consegui ainda corrigir a resolução da tela que por padrão fica em 800x600, para poder usar o display deste NoBo em sua plenitude. Até já desisti, mas algum dia chego lá.