fulllinux
(usa Slackware)
Enviado em 17/01/2008 - 08:05h
Ontem ao assistir o Jornal da Globo, me deparei com uma matéria intitulada "Big Brother corporativo", olha só que a nossa "amiga" M$ está fazendo:
Já é comum que empresas monitorem o que funcionários escrevem, lêem ou por onde navegam na internet. Mas a Microsoft promete ir um passo além. A partir do uso de computadores, será possível monitorar a performance dos empregados.
Sensores sem fios, colocados no computador e nos teclados, vão coletar dados de freqüência cardíaca, respiração, temperatura do corpo, pressão sanguínea e expressões faciais dos usuários. Quando o sistema avalia que há sinais de frustração ou estresse, por exemplo, avisará a empresa que o funcionário precisa de ajuda.
A informação sobre o pedido de patente, publicada no jornal britânico Times, revoltou sindicalistas e defensores de liberdades civis na Inglaterra. Eles vêem no software a invasão de privacidade dos empregados. A Microsoft diz que o programa é apenas uma entre as milhares de inovações que ela apresenta todos os anos.