FurretUber
(usa Ubuntu)
Enviado em 01/07/2017 - 21:25h
O connman foi desenvolvido pela Intel, inicialmente pelo mesmo criador do bluez devido às limitações do network-manager na época e é um substituto ao network-manager.
Se o sistema possui network-manager ou outro serviço para a rede, não há motivos para se ter o connman. Mas o connman é bem completo, oferendo praticamente tudo o que o network-manager tem, aparentemente sendo mais leve. Ao menos a inicialização é mais rápida.
Comparação do que cada um tem (parece antigo):
https://wiki.ubuntu.com/DesktopTeam/ConnectionManagerComparison
O que o systemd faz, e isso é muito bom, é entender que o connman deve ser utilizado para a rede quando não há outra opção e já deixa pronto para o usuário sem ele precisar fazer nada.
Pelo que eu vi com o netstat, quando a rede com o connman é ativada, o programa connmand tenta fazer algumas conexões. O endereço 10.0.2.15 na porta 34xxx (porta variável, endereço local) conecta-se ao endereço 82.165.8.211 na porta 80 (endereço externo). O Estado inicialmente é "SYN_SENT", então diz "ESTABILISHED", então a conexão é fechada.
Isso acontece também com endereços IPv6. Acontece algumas vezes, provavelmente porque falha na minha internet, a qual não possui conectividade IPv6. Depois disso, há conexões que ficam estabelecidas entre o endereço local 10.0.2.15:49686 (deve variar a porta) e o endereço externo 10.0.2.3:53.
Eu não sei o quão significante é isso porque não tenho conhecimentos profundos em rede, então não sei interpretar o que ele fez.
Fonte das informações: um remaster do Ubuntu 17.04 que eu fiz para usar connman ao invés de network-manager para testar o que foi dito neste tópico (e que ficou surpreendentemente rápido).