Fabio_Farias
(usa openSUSE)
Enviado em 16/04/2018 - 10:29h
O sistema de arquivos ext2 ainda é usado?
O sistema de arquivos ext2 talvez não seja mais usado devido suas limitações. No entanto, o mesmo permanece disponível para uso caso o usuário deseje. Nas duas distros que costumo usar, o openSUSE e o Slitaz, o ext2 ainda aparece como uma opção para instalação do sistema.
Seria ele interessante para micros antigos?
Sim, para microcomputadores antigos ele ainda é uma opção interessante por ser mais rápido na tarefa de ler e escrever no disco por não usar o journal. No entanto é evidente que o sistema ficará sujeito a perda de dados em quedas de energia ou travamentos.
Seria uma boa opção para os modernos SSDs, uma vez que o ext2 não dispõe de journaling...
Não, não é uma boa opção para os SSDs uma vez que é um sistema altamente defasado e suas limitações são significativas para os computadores modernos. É necessário tirar esse mito de que os sistemas de arquivos modernos são prejudiciais a vida útil de um SSD por causa do seu limite de escrita. Para atingir esse limite o usuário teria que encher e apagar o disco todos os dias por no mínimo alguns anos. E convenhamos que ninguém vai fazer isso.
Qual a opinião de vocês sobre o assunto?
Minha opinião sobre o ext2 e deixá-lo legado às máquinas antigas que não necessitam de guardar arquivos importantes. Para os SSDs temos hoje outros sistemas de arquivos desenvolvidos pensando nessa tecnologia como o Btrfs, F2FS, Ext4, etc.