
Buckminster
(usa Debian)
Enviado em 12/03/2025 - 19:18h
Apesar de que a Computação Quântica está vindo aí com seus qubits (Bits Quânticos) que executam algoritmos quânticos multidimensionais, ainda usaremos computadores clássicos por um bom tempo. Um bit binário clássico pode representar apenas um único valor binário, como 0 ou 1, o que significa que ele só pode estar em um dos dois estados possíveis. Um qubit, no entanto, pode representar um 0, um 1 ou qualquer proporção de 0 e 1 na superposição de ambos os estados, com uma determinada probabilidade de ser 0 e uma determinada probabilidade de ser 1, tipo o Gato de Schrödinger, mas não vem ao caso. Além disso, um computador quântico necessita de um hardware diferente que, atualmente, um Computador Quântico é do tamanho de um carro, assim como antigamente quando os computadores clássicos surgiram ocupavam uma sala inteira.
No link ao final tem maiores explicações sobre Computação Quântica, mas deixo um gostinho:
"Seu computador desktop provavelmente usa um ventilador para esfriar o suficiente para funcionar. Nossos processadores quânticos precisam estar muito frios – cerca de um centésimo de grau acima do zero absoluto – para evitar a “decoerência” ou manter seus estados quânticos. Para conseguir isso, usamos superfluidos super-resfriados. Nessas temperaturas ultrabaixas, certos materiais exibem um importante efeito da mecânica quântica: os elétrons se movem através deles sem resistência. Isso os torna “supercondutores”.
Quando os elétrons passam por supercondutores, eles se combinam, formando "pares de Cooper". Esses pares podem carregar uma carga através de barreiras, ou isolantes, por meio de um processo conhecido como tunelamento quântico. Dois supercondutores colocados em cada lado de um isolante formam uma junção Josephson."
Vê-se que Computadores Quânticos usam eletricidade.
Os "pares de Cooper" foram criados por Sheldon Lee Cooper logo após ele ganhar o prêmio Nobel pelo país dele: Bazinga!
https://julioseibei.blogspot.com/2025/02/como-um-monte-de-letras-de-um-codigo.html
https://www.ibm.com/br-pt/topics/quantum-computing
_________________________________________________________
Always listen the Buck!
Enquanto o cursor estiver pulsando, há vida!