albfneto
(usa openSUSE)
Enviado em 04/04/2011 - 19:23h
o que acontece é que as Brasileiras são feitas por poucas pessoas, equipes pequenas e as grandes, por empresas, como Ubuntu ou por grandes comunidades do mundo todo, como openSUSE e Mandriva.
no momento, o Linux brasileiro que mais sucesso faz fora do Brasil (agora que o Kurumin foi descontinuado) é o dreamLinux.
somente juntando tudo se faria uma massa crítica, mas como junat a galera que faz uma distro aqui, com a galera que está fazendo outra, em outro local?
Uma saída seria uma distro DIFERENTE, INOVADORA, não uma cópia. Vejam o exemplo da minha distro, o sabayon, ela é Italiana, o desenvolvedor começou sozinho em 2004, a fazer um clone do gentoo, com instalador gráfico. se chamava RR4 Linux.
a galera gostou, pq ela tem código inovador, que o proprio gentoo não tinha (Portage Trigger, entropy, Molecule etc...)
hoje, parte desse código, se usa em gentoo.
por ex. molecule está no Portage e pode ser usado em Gentoo
o cara, que começou sozinho, hoje tem uma equipe de apenas 8 programadores,e produz uma das distros principais e melhores
do Mundo.
Veja o Mint, o Mint é um fenômeno Mundial, já é a segunda, o Mint não é uma cópia, tem codecs etc... e a parte gráfica é primorosa, e bugs que o ubuntu tinha, o mint tirou! Hj troca sua base para o Debian.
Agora, fazer mais uma copia de Ubuntu, não adianta, principalmente se não tiver servidores proprios e uma infra-estrutura.