meinhardt_jgbr
(usa Debian)
Enviado em 11/11/2010 - 00:20h
Confirmando a informação do companheiro Andre (pinduvoz), mesmo não sendo exatamente um semi-analfabeto digital, nem tampouco nenhum expert já que sou apenas um usuário comum do Linux, as versões anteriores do Debian, em função da versão de kernel usado embora passiveis de configuração do wifi, são bastante complicadas de conseguir.
Uma vez que você já instalou, está usando e já pode sentir "na unha" o poder da performance do Debian, pode não desejar trocar de distribuição. Se você desejar continuar com ele, vale a pena esperar um pouco mais pois já está no forno a nova versão que virá com versão mais nova do kernel e portanto muito mais amplo suporte nativo a itens do hardware como placas wifi, etc. A nova versão é esperada para até o fim do ano ou inicio do próximo.
Enquanto isto, você pode experimentar outras distros que também são excelentes e já dispõem deste tipo de suporte além de ferramentas muito práticas de configuração do wifi, como o Mint Linux e as ultimas versões do Ubuntu. Você poderá testa-las mesmo sem precisar instalar no seu HD, apenas rodando em modo Live.
Outra alternativa se você desejar se manter no Debian, seria partir para o Livre S.O. em sua versão com o Debian Squeeze. O Livre S.O é um Debian puro (usando os repositórios Debian), desenvolvido por um grupo brasileiro e apresenta também uma performance excelente.
Já estou usando o Livre S.O. ha alguns meses, depois de migrar do Debian, até que saia a nova versão. Por esta razão além das sugestões do André, sugiro também que experimente esta distro, pois a mim surpreendeu a ponto de agora ficar na dúvida se volto ou não para o Debian quando sair a nova versão.