
pinduvoz
(usa Debian)
Enviado em 17/04/2013 - 18:02h
Se com junto vc quis dizer "dentro", com o Wubi, não há solução a não ser formatar todo seu HD.
Se não foi "dentro", mas "ao lado", em dual boot e em partições separadas, fica mais fácil (no entanto, pode não ser a melhor* solução).
Como fazer, na segunda opção acima? Mova seus arquivos do Windows para a partição do Ubuntu (as pastas têm o mesmo nome: documentos, imagens, músicas, vídeos etc.) e formate* a partição do Windows com o Gparted.
(*) dependendo de onde está seu Windows, pode valer a pena adicionar o espaço ocupado por ele à partição do Ubuntu, ou criar uma partição de usuário separada para o Ubuntu onde o Windows estava. Para que possamos ajudá-lo nisso, tire uma "screenshot" do Gparted com seu HD aberto nele e poste num site de compartilhamento de imagens, deixando o link aqui.
Exemplos:
1) Windows em sda1 e sda2 (o 7 cria duas partições por padrão). Ubuntu em sda3 e swap em sda4. Aqui compensa apagar as partições do Windows e mover a /home (pasta de usuários) do Ubuntu o espaço recuperado, criando uma nova partição ext4;
2) Windows em sda1 e sda2. Ubuntu em sda3, sda4 estendida e /home e swap em partições lógicas (sda5 e sda6). Aqui não compensa apagar as partições do Windows, salvo se vc quiser utilizar o espaço recuperado para backups. Melhor formatar tudo e fazer um particionamento adequado, com 20 GB para o Ubuntu, 1 GB para swap e o resto para /home.