Teixeira
(usa Linux Mint)
Enviado em 04/03/2011 - 00:38h
TECNICAMENTE não é necessário ter um sistema operacional instalado para demonstrar que um computador esteja funcionando. Isso jamais foi necessário em toda a história dos computadores. Basta que o BIOS funcione, e ponto final.
Sem um sistema operacional o BIOS deverá informar que não foi dado o boot exatamente porque falta o sistema operacional.
Antigamente os IBM-PCs vinham sem HD (na época se chamavam "Winchesters" por causa da tecnologia) e com um Basic gravado em ROM.
Depois que surgiram os "clones" passou a acontecer um fenômeno: Quando o usuário ligava o micro aparecia uma mensagem que dizia "NO ROM BASIC. SYSTEM HALTED." que significava exatamente que não havia o tal Basic gravado em ROM e que o sistema havia parado por causa disso.
Consideremos: Ninguém experimenta na loja se o gravador de DVD está funcionando, ou se consegue fazer alguma conexão com a internet, ou se o teclado está agarrando, ou se o touchpad tem algum problema.
Em geral o note vai lacrado, na caixa, e o comprador que se vire. Não é assim que acontece?
O manual - se houver - vai em um envelope plástico dentro da embalagem ou em forma de página html onde o comprador (agora usuário) tem de ligar o note para depois ficar sabendo como é que se liga o bicho...
Mas isso é o lado técnico. O Código do Consumidor entende que essa venda hardware + sistema operacional se traduz em VENDA CASADA.
Do lado prático porém, tem aqueles que preferem interpretar as coisas de acordo como os intere$$e$ da empresa em que trabalham, mesmo que isso lhes custe algum aborrecimento via judicial.
De minha parte, já descobri vários lugares que vendem micros (especialmente desktops) sem sistema operacional algum e eu certamente compraria ali.
Loja que se recusa a vender da maneira como a lei me garante comprar, acho melhor não insistir, porque fatalmente dará aborrecimento. E se der aborrecimento, acho que não terei nada que voltar para fazer outras compras.