comprar NOBO com linux

1. comprar NOBO com linux

fabricio erdmann
fabricio.er

(usa Debian)

Enviado em 02/03/2011 - 18:57h

estou querendo comprar um note sem windows e minha irmã(um conhecido dela que tem uma loja de informática falou para ela) falou que eles não podem vender uma distro qualquer, ela precisa ter uma empresa para ser "vendida" junto ao note, alguém sabe dizer se isso é verdade?


  


2. Re: comprar NOBO com linux

Roger
rootgerr

(usa Slackware)

Enviado em 02/03/2011 - 19:24h

Sei que não se pode vender computadores sem sistema operacional instalado (porque ele tem que ser testado e obviamente estar funcionando) agora quanto ao restante não faço nem idéia


3. Re: comprar NOBO com linux

Odone Machado
odone.machado

(usa Linux Mint)

Enviado em 03/03/2011 - 13:17h

Claro que o computador pode ser vendido sem sistema operacional, a obrigatoriedade de inclusao de sistema operacional pode constituir venda casada. A loja pode incluir qualquer sistema operacional livre. Já comprei um computador com Kurumin há um tempo atras.


4. Re: comprar NOBO com linux

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 03/03/2011 - 23:30h

A Dell vend3 notebook c/ ubuntu.
Mas voce pode comprar um note sem SO.
Ou vc pode pedir reembolso do windows
http://olhardigital.uol.com.br/produtos/central_de_videos/e-usuario-linux-mas-o-windows-veio-instala...


5. Re: comprar NOBO com linux

Andre (pinduvoz)
pinduvoz

(usa Debian)

Enviado em 03/03/2011 - 23:53h

Não é bem assim, já que há no mercado notebooks com distros totalmente desconhecidas.

Outro dia mesmo um membro postou no fórum sobre um notebook comprado com uma distro chamada Intera Linux, que "praticamente" não existe, pois nem o Google a encontrou.

Hoje em dia há notebooks montados com base num tal de Processo Produtivo Básico (PPB) que são vendidos com Linux.

Só aqui na minha terra (Santos/SP) há duas fábricas dessas:

http://www.minskcomputadores.com.br/index.php

http://www.visagepc.com.br/






6. Re: comprar NOBO com linux

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 04/03/2011 - 00:38h

TECNICAMENTE não é necessário ter um sistema operacional instalado para demonstrar que um computador esteja funcionando. Isso jamais foi necessário em toda a história dos computadores. Basta que o BIOS funcione, e ponto final.
Sem um sistema operacional o BIOS deverá informar que não foi dado o boot exatamente porque falta o sistema operacional.
Antigamente os IBM-PCs vinham sem HD (na época se chamavam "Winchesters" por causa da tecnologia) e com um Basic gravado em ROM.
Depois que surgiram os "clones" passou a acontecer um fenômeno: Quando o usuário ligava o micro aparecia uma mensagem que dizia "NO ROM BASIC. SYSTEM HALTED." que significava exatamente que não havia o tal Basic gravado em ROM e que o sistema havia parado por causa disso.

Consideremos: Ninguém experimenta na loja se o gravador de DVD está funcionando, ou se consegue fazer alguma conexão com a internet, ou se o teclado está agarrando, ou se o touchpad tem algum problema.
Em geral o note vai lacrado, na caixa, e o comprador que se vire. Não é assim que acontece?
O manual - se houver - vai em um envelope plástico dentro da embalagem ou em forma de página html onde o comprador (agora usuário) tem de ligar o note para depois ficar sabendo como é que se liga o bicho...

Mas isso é o lado técnico. O Código do Consumidor entende que essa venda hardware + sistema operacional se traduz em VENDA CASADA.
Do lado prático porém, tem aqueles que preferem interpretar as coisas de acordo como os intere$$e$ da empresa em que trabalham, mesmo que isso lhes custe algum aborrecimento via judicial.
De minha parte, já descobri vários lugares que vendem micros (especialmente desktops) sem sistema operacional algum e eu certamente compraria ali.
Loja que se recusa a vender da maneira como a lei me garante comprar, acho melhor não insistir, porque fatalmente dará aborrecimento. E se der aborrecimento, acho que não terei nada que voltar para fazer outras compras.


7. Re: comprar NOBO com linux

Andre (pinduvoz)
pinduvoz

(usa Debian)

Enviado em 04/03/2011 - 00:53h

Acho que ao dizer que precisa haver uma empresa por trás da distro instalada, o amigo da sua irmã quis dizer que era necessário alguém para dar "suporte técnico".

Nada me impede de instalar qualquer distro comunitária no computador que eu, empresa X, vendo, mas eu terei que prestar suporte técnico também a essa distro comunitária.

A Dell não dá suporte ao Ubuntu, mas a Canonical dá porque a Dell paga por isso.

Resumindo, se eu comprar um notebook Dell com Ubuntu terei suporte por prazo certo fornecido pela Canonical, pago pela Dell e, obviamente, incluído no preço pago pelo computador.

Aliás, acho que é por isso que os notebooks Dell com Ubuntu não são muito mais baratos do que aqueles vendidos com Windows.


8. Re: comprar NOBO com linux

Andre (pinduvoz)
pinduvoz

(usa Debian)

Enviado em 04/03/2011 - 01:02h

O que eu escrevi acima foi o que eu entendi do texto abaixo:

http://content.dell.com/br/pt/corp/d/press-releases/2010-12-14-inspiron14ubuntu.aspx

Se alguém que efetivamente comprou um notebook Dell com Ubuntu tiver algo a dizer sobre o suporte, sou todo ouvidos.


9. Re: comprar NOBO com linux

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 04/03/2011 - 07:52h

Na verdade o texto se refere mais apropriadamente a OUTROS serviços da Canonical e que são bastante interessantes para empresas.
Por exemplo, eles podem prestar consultorias diversas, elaborar o PDI (e o próprio ambiente de TI) e TAMBÉM dar garantia sobre o produto e as soluções apresentadas.
A portabilidade e a implantação poderão ficar a seu encargo.
Isso tem um custo, mas que certamente vale a pena.
É um grande diferencial, pois a assistência prestada pela Microsoft (por exemplo) não chega a tanto.

Para nós mortais (usuários finais) a garantia é aquela mesma de que já desfrutamos: Gratuita, porém descompromissada e geralmente feita através dos forums especializados.

Existem portanto duas maneiras diferentes de ver o Ubuntu: Como diletantismo, como uma distro "Linux based" que nos satisfaz graciosamente; Ou como um poderoso conjunto de ferramentas profissionais corporativas de grande eficiência e custo relativamente baixo.


10. pinduvoz

fabricio erdmann
fabricio.er

(usa Debian)

Enviado em 04/03/2011 - 20:19h

mas essa venda de suporte não seria uma venda casada também? afinal estou comprando o hardware, o suporte ao HARDWARE, não o S.O e nem o suporte ao S.O.


[*****] que a del tem apenas 1 note com ubuntu e bem fraquinho :X
acho que tem note com linux na phico e cce bem melhor que o net tamanho família que tem no site da dell


11. Re: comprar NOBO com linux

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 04/03/2011 - 21:07h

Nesse caso não é venda casada, pelos seguintes motivos:

1- Se você é um usuário final, o sistema vem instalado a um custo muito baixo, que não é debitado ao cliente Dell, mas de qualquer forma integra os custos de PCP (aquisição de insumos e montagem do micro - isso custa alguma coisa para a Dell em termos de mão de obra). O suporte é o mesmo que nós temos quando instalamos o Ubuntu por conta própria, isto é, através de forums especializados como os forums do Ubuntu e até mesmo do VOL.
A máquina sai funcionando de fábrica e tem garantia contra "defeitos de fabricação", o que não inclui propriamente uma garantia sobre o software.

1- Se se trata de uma venda corporativa, o próprio cliente é quem faz a consulta e contratação dos serviços adicionais necessários.
A Canonical estuda cada caso e dá um orçamento "sob medida".
Dependendo da aprovação do cliente corporativo, então ela passará a executar os tais serviços.
Muitas vezes essa consulta é feita antes mesmo da aquisição dos equipamentos.


12. Re: comprar NOBO com linux

Andre (pinduvoz)
pinduvoz

(usa Debian)

Enviado em 04/03/2011 - 21:49h

Quando a licença é gratuita (GPL, por exemplo), paga-se pelo suporte ou pela cessão de uso de marca. É assim com as distros "vendidas" e não é venda casada.

Os incentivos fiscais que o governo deu para computadores com Linux obrigavam as empresas fabricantes a suportar também o software.

Pelo que disse o Teixeira, esse não é o caso da Dell.



01 02



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts