removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 03/05/2012 - 16:55h
Como anda a qualidade dos notebooks e netbooks do mercado?
Tenho visto que ultimamente os da marca HP caíram muito de qualidade e falam de dar problemas em meses.
O problema de uma marca nova é que tem que ter um "trouxa" (com o perdão da palavra) prá comprar e quebrar a cara e poder dizer aos outros que bela porcaria de negócio fez.
* Samsung
* Sony Vaio
* Toshiba (não o "Semp Toshiba")
* Asus
* Lenovo
* Acer
* Dell
* Apple (se achar que compensa)
O "Pai do Linux" disse em entrevista usar um Apple com Suse instalado, o que quer dizer que funciona com. Pelo que entendi, ele já deve ter trocado de distro.
E tem uma tal fabricante nacional chamada Avell que não está com uma propaganda maciça, mas que observando suas configurações e o prazo de garantia, é de se chamar a atenção. (Mas será que o tempo de funcionamento é esse tempo contado ou a coisa é boa mesmo?). São três linhas e uma delas é para jogos.
Também tem um chamado de Powernote, que pareceu-me ser voltado a jogos, com preços altos também. Não iam vender equipamento pelo preço destes se fosse prá queimar fácil.
Os outros são geralmente tidos como suspeitos e é meio que loteria mesmo.
No que me informei em outras comunidades, muitos problemas se dão a tirar um pouco da qualidade de uma coisa do equipamento e passar alguma à outra. Placas de nome bom com peças eletrõnicas ruins x processador top de linha. Dependendo da carcaça do produto, ela vai derreter no seu colo!
Na base de tudo mesmo, notebooks se resumem a duas palavras: COMPAL e CLEVO.
COMPAL e CLEVO são duas companhias, as principais, que fabricam toda a estrutura do equipamento (barebone) e repassam a uma outra empresa, essa sim é uma empresa das marcas de notebooks que se ouve dizer. Essa empresa "fabricante" popular do mercado personaliza o equipamento, põe melhorias, cuida de software, manuais, dá garantia etc. Como se todos os equipamentos fossem crias de uma mesma abelha-rainha e irmãs na colmeia.
Não quer dizer que todos os produtos de todas sejam iguaizinhos uns dos outros. Podem muito bem terem projetos particulares das empresas conhecidas entregues a uma dessas duas para serem construídos equipamentos com características diversas. Como por exemplo, a disposição interna das peças, desde entrada de rede de um lado à cd/dvd do outro.
Isso não é uma regral geral, mas sabe-se de quando em quando aparece uma empresa novanesse esquema ou alguma muda para este de equipamentos pré-manufaturados.
====
Depois dessa volta toda, me lembrei que o queria mesmo era saber quais equipamentos tem uma relação de custo x benefício melhor, aceitando linux de boa e não dando dor-de-cabeça.
Notebooks e netbooks.