Freud_Tux
(usa Outra)
Enviado em 14/05/2015 - 11:36h
Passando aqui para dar um feedback sobre o desenrolar da história ;)
Por incrível que pareça, mas... Esse notebook em questão, (embora não apresente as opções de desativação do security boot, ou, usar o modo legacy e etc... ) ele dá boot em sistemas Gnu/Linux como o Debian (Testei o Jessie live-dvd) e por mais surreal que seja, ele deu boot na distro Sidux de 2009 sem nenhum problema. Só o fdisk que se embaralhou um pouco na listagem das partições GPT, mas no mais, tudo sussa ;).
A versão do Bios/Firmware dele é a 204, e tem uma atualização para a versão 206, porém, nesse caso, eu vou deixar passar, pois em time que está ganhando não se mexe :p. Uma vez um "bios" atualizado não rola um downgrade, então deixarei quieto por enquanto.
Não sei se ele vem com o security boot destravado, ou o que é, só sei que ele está usando o sistema de partições GPT e o Firmware dele é o UEFI. Nesse ponto em questão, ponto para o fabricante, que no caso é a ASUS.
Pesquisei relatos dessa mesma máquina onde não era possível boot do Gnu/Linux.
Aconselho a quem for comprar um notebook ou ultrabook e queira usar Gnu/Linux, testem a máquina antes, pois é o melhor jeito.
Fabricantes de equipamentos que não cooperam, e, ficam amarrados a um único fabricante de s.o proprietário e dificultam a utilização de outros Sistemas Operacionais, devem ser evitados ao máximo.
T+ e obrigado a todos pela ajuda.