FurretUber
(usa Ubuntu)
Enviado em 19/04/2017 - 12:13h
Eu comprei no fim do ano passado um Lenovo Ideapad 310, de 14 polegadas, sem teclado numérico. Mas há uma versão de 15,6 polegadas com teclado numérico.
O que a versão que eu comprei tem:
Tela de 14 polegadas, com resolução de 1366x768;
Intel Core i3-6100U;
Intel HD Graphics 520;
4 GB de RAM DDR4;
1 slot para adicionar mais memória (já estou me preparando para deixá-lo com 12 ou 20 GB);
1 porta USB 3.0;
2 portas USB 2.0;
Drive de DVD;
Entrada VGA;
Entrada HDMI;
Entrada Ethernet;
Placa de rede da Qualcomm QCA9377 (Wi-Fi+Bluetooth);
Jack combinado microfone+fone;
Leitor de cartão de memória.
O que funciona no Windows 10: tudo;
O que funciona no Xubuntu 16.04.2: tudo, desde 4 de abril.
O grande problema que ele tem é comum ao Windows e ao Xubuntu: a placa de rede dele pode se tornar instável. No Windows quer dizer tela azul, no Xubuntu quer dizer que ele não liga. Às vezes liga nos dois, e tudo fica travando porque deu erro na placa de rede (que também é de Bluetooth). Com a Creators Update e o Kernel 4.8 atualizado, esses erros mais graves pararam nos dois sistemas (pelo menos não deu em nenhum dos dois até agora, e que continue assim).
O Bluetooth dele é algo que deve ser ressaltado: ele não se comporta bem. Para enviar e receber arquivos, ou conectar a caixa de som por Bluetooth, é sempre bom fazer o sistema que estiver usando esquecer o dispositivo, ou vai ser um baile para conectar. Eu não entendo qual é o problema dessa placa. No Windows chega a pedir para reiniciar o computador!
Uma outra coisa que pode ser relevante é a tela: é quase que um espelho. Ela reflete muito, muito. Talvez eu tenha ficado mal acostumado com o notebook da Asus de 2003.
O microfone interno dele é ruim no Xubuntu, dá pra ouvir a ventoinha e o HD, mas a voz não fica tão boa. No Windows tem aqueles programas da Dolby, daí o som do microfone fica perfeito. Para reproduzir sons, eu achei que ele não decepciona em nenhum dos dois, mas há uma vantagem no Windows devido aos softwares da Dolby. O notebook vibra quando jogando Euro Truck Simulator 2 com o volume acima da metade, pois o som dos motores é bem grave.
A entrada USB 3.0 era bem problemática com versões do Kernel anteriores, não ejetava os dispositivos. Vi isso com *buntus e o CentOS 7. Finalmente, o Kernel 4.8 do Ubuntu resolveu esse problema, agora tudo o que é hardware funciona. Então pude parar de usar Kernel mainline ou compilado por mim.
Dá para suspender o computador no Xubuntu sem medo. Tudo volta normalmente, mas tem aquele bug no nm-applet, que tem nada a ver com o hardware e que nunca é resolvido. Só reiniciar o nm-applet que resolve.
O teclado eu achei bom, mas devido a demanda por um teclado numérico, a única opção seria a versão de 15,6 polegadas, a qual eu não possuo.
Enfim, creio que essa seja uma boa descrição do funcionamento do Lenovo Ideapad 310. Pode ser que a versão de 15,6 polegadas lhe interesse. Há uma por R$ 1849,00 no site, mas tem um processador mais fraco. Na Americanas está melhor.
Site:
http://shop.lenovo.com/br/pt/laptops/ideapad/300-series/310-15-inch/
Americanas:
http://www.americanas.com.br/produto/129601835