Vírus Windows

13. Re: Vírus Windows

j g meinhardt
meinhardt_jgbr

(usa Debian)

Enviado em 21/11/2010 - 22:10h

Sem duvida, o uso indiscriminado do root principalmente por aqueles que estão iniciando é muito mais arriscado que os virus para windows. Também nunca vi nenhum virus para linux. Até cheguei a fazer algumas experiencias com virus e fiz a ativação porém para isto tive que mandar executar o mesmo mais de 20 vezes, precisando usar os poderes de "Rute" para isto, como diz o Teixeira.

Consegui muitas vezes detonar meu sistema instalado fazendo alterações indiscriminadas usando os poderes de root, quando comecei a usar linux. Menos mal que era só instalar de novo.

Para quem troca muitos arquivos com outros usuários windows ou mesmo usa windows em boot multiplo, sempre será conveniente de vez em quando fazer uma varredura dos arquivo de dados usando alguma das alternativas de aplicativos especificos para isto como o Clamav.


  


14. Re: Vírus Windows

Ricardo Ferreira Vilela
ricardo cdc

(usa Ubuntu)

Enviado em 21/11/2010 - 22:27h

c vc tiver usando opensuse o virus vai procurar uma pasta do windows q ele n vai encontrar e nem executar porém vc pode estar repassando sem kerer para usuarios do windows através da rede ou de compartilhamento de arquivos.


15. wine

Rodrigo Kelvin
rksa

(usa Ubuntu)

Enviado em 22/11/2010 - 01:42h

Aproveitando a dúvida do colega: se um vírus do Windows for executado pelo Wine pode contaminar o computador?


16. Bom acho que é impossível.

Jonatan Gomes
BarbaNegra

(usa Ubuntu)

Enviado em 22/11/2010 - 02:10h

Pois programando um vírus windows, sua interface é voltada para o sistema windows, não vai funcionar no linux porque a infra-estrutura do linux é diferente, e eu faço scripts para os dois sistemas e sempre eu tenho que fazer uma linha para identificar qual sistema está usando para que a infra estrutura do script funcione corretamente.


17. Re: Vírus Windows

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 22/11/2010 - 09:13h

Wine não é um emulador, como o próprio nome indica (Wine Is Not an Emulator) e assim as chances de danificar o computador são mínimas, pois para isso precisariam ser executadas as instruções diretamente em linguagem de máquina e não em camadas superiores que não atingem o controle total do hardware.
Contudo, sempre é bom NÃO facilitar, pois segundo o meu amigo (?) Murphy, sempre há uma possibilidade, mesmo que remota.
Cedega é um emulador. Portanto, todo cuidado é pouco.
A maioria dos virus e códigos maliciosos para Windows só é realmente eficaz por causa de usuários desatentos.
Na verdade quem sabe MESMO o que está fazendo nem precisa de antivirus, os quais sempre deixam o PC mais pesado. Mas isso ainda não é papo para a grande maioria dos windowsers. Mas é papo para as "Rutes" de plantão...

"É como já dizia
Galileu na Galiléia:
Malandro que é malandro,
que é malandro
não bobéia..."


18. Re: Vírus Windows

André
andrezc

(usa Debian)

Enviado em 22/11/2010 - 09:58h

se infectar pelo wine, é só eMULAr o nod32 pelo wine que ele resolve [/ironic


19. Re: Vírus Windows

j g meinhardt
meinhardt_jgbr

(usa Debian)

Enviado em 22/11/2010 - 10:42h

Por experiencia própria posso confirmar o que diz o Teixeira, a Rute apresenta muito maior risco que os virus para windows. Todo o cuidado é pouco. Infelizmente quando iniciamos no uso do linux, primeiro em geral não lemos muito material a respeito, seguindo no caminho do uso intuitivo.
Além disto não seguimos ao pé da letra a orientação de só usar os poderes de super-usuário (root) com cuidado.
Menos mal que a maioria das distribuições (distros) já vem preparada para levar o usuário a logar por padrão como o usuário registrado durante a instalação. A menos que você use o terminal e já saiba como dar o comando para atuar como Rute, o caminho não é tão simplificado, reduzindo estes riscos.
O risco maior entretanto está presente naquelas distros que permitem fazer o login inicial como root.
Neste caso, toda e qualquer alteração feita ao sistema durante a operação será feita sem pestanejar e sem limites com grandes riscos de quebra do sistema. Quando logado como root, o sistema em geral nem alerta para os riscos de determinada operação, simplesmente segue seu comando, sem pedir outras permissões.


20. Re: Vírus Windows

Levi Gomes
levi linux

(usa Arch Linux)

Enviado em 22/11/2010 - 12:56h

Não os vírus de Rwindow$ são em sua maioria arquivos como extensão .exe, não tem como executar essa extensão em um sistema GNU/LINUX, mesmo que você esteja usando algum emulador como o Wine não há problema.



01 02



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts