Arnoold
(usa Solus)
Enviado em 21/06/2020 - 05:36h
Sim, todos esses navegadores tem base no Chromium.
O Google Chrome nada mais é que o Chromium com alguns codecs, plugins proprietários e serviços da Google integrados, incluindo telemetria. É similar ao AOSP vs Android [by Google].
De certa forma o Chromium já domina o mercado... Ele é o padrão. Os únicos navegadores de peso (ou melhor, com certa relevância) com outra base são Safari (limitado aos produtos da Apple) e o Firefox. O resto é tão pequeno, que nem faz diferença mencionar, nem aparecem nas pesquisas de mercado. A maioria dos navegadores hoje usam a base Chromium e o motor de layout blink.
Google Chrome, Chromium, Edge, Vivaldi, Opera, Brave, Yandex, Ungoogled Chromium, Iridium Browser, SRWare Iron, Slimjet, Dissenter = Todos baseados no Chromium
Se você for parar pra olhar, o Chromium já domina o mercado de maneira geral. O Google Chrome é o navegador mais usado que tem base nele.
Se olharmos os dados do StatCounter, de forma geral, em todas as plataformas, o navegador mais popular com 63.91% é o Google Chrome. A nível desktop, é de 68.33%. Isso sem contar nos outros navegadores, que usam a mesma base do Google Chrome, com certa relevância no mercado, que são o Edge e Opera, somado com o Chrome, dá 75.15%, sendo 9.4% para o Safari que tem engine própria, 8.91% para o Firefox, 3% para o IE (antigo).
Em relação ao Chromium e seus forks matar os demais, isso não vai acontecer, mas vai diminuir ainda mais, isso sim vai acontecer!
Sempre vai existir aquele navegador menos conhecido com outra engine e outra base. No Linux existem vários assim (muitos deles exclusivos do Linux). O que vai acontecer é que tais navegadores se tornarão sem relevância e nem irão aparecer na quota do mercado se a popularidade do Chromium continuar firme e forte. Propositalmente, a Google, com seu "Google Chrome" faz as páginas abrirem mais rápido em seus serviços, a exemplo do Youtube, de forma proposital e deixa os outros navegadores com outra base mais lentos, como o Firefox. A pouco tempo entrei num site gringo aí de notícias, que infelizmente não lembro o nome que mostrou uma janela dizendo, algo assim: "Largue o Firefox e use um navegador moderno e aí a logo para download do Chrome do lado. Nosso site funciona melhor com as """novas tecnologias""" e o navegador Google Chrome é o recomendado". Esse tipo de coisa me deixa um pouco incomodado, é como se usar outro navegador, com outra base, fosse sinônimo de "ir contra a modernização" ou ser "datado, preso ao passado". Certeza que a Google financia esse tipo de coisa.
Eu aqui faço parte dos quase 9% usando o Firefox e estou muito feliz. Acho muito ruim a monopolização do Google em diversas áreas.