Eduamaro
(usa Linux Mint)
Enviado em 18/11/2017 - 09:22h
Testei ele e achei muito bom. Achei o visual muito ripoff do visual do opera, mas ainda sim bonito. Acho que é tão funcional quanto o antigo então não vejo muito problema.
De fato o carregamente de páginas ficou umas 2x mais rápido como eles disseram, quer dizer, não cronometrei, mas no olhometro parece sim.
Mesmo com um linux rodando a partir de um pendrive usb 2.0, que ficaria extremamente lento, o firefox quantum carrega rápido as páginas. Continua gastando pouca ram, alias, parece gastar um pouco menos que anitgamente e é mais estável, até pouco tempo eu não usava muito o firefox por estar meio instável nos meus sistemas e dar umas travadas principalmente com umas 15 abas abertas. No quantum cheguei tranquilamente a 20 abas. Isso em um ultrabook com 4gb de ram.
O teste no pendrive foi feito em um dell inspiron 15r 5537, que tem um i7, porém ele está limitado a um dualcore (na verdade pseudo-quadcore por ter hypertreading) rodando a 1.7ghz porque a placa mãe dele tem algum problema, com 4gb de ram instalados, e o disco onde o linux estava instalado é um pendrive hp v165w sem swap instalada, apenas uma unica partição de 8gb sendo a /.
Porém tive problemas ao executar módulos (música em .xm, .mod) no player do modarchive, que usa provavelmente javascript e usa umas bibliotecas específicas dele. Quando ele ia carregar um módulo randomico do acervo deles, o navegador travava até o módulo ser carregado e as vezes necessitava que a página fosse recarregada. Fora isso, tanto youtube, quanto oustras páginas não tive problema.
Edit: se comparado ao chrome tem um desempenho muito melhor, nas minhas máquinas! Exceto pela reprodução de módulos no modarchive, que acabei tendo que usar o chrome mesmo.