AutoCAD no Linux - Este dia chegou!

13. Re: AutoCAD no Linux - Este dia chegou!

Willian
ThePinkShark

(usa Slackware)

Enviado em 06/02/2011 - 10:57h

Olha sinceramente eu não vejo a menor necessidade para isso, qual a útilidade de um corel no Linux? Temos o inkscape que é muito mais leve e bem mais completo, Ainda na questão do CAD não vejo necessidade do uso do AutoCAD até então. Isso é comodidade, nada mais.

Saudades Sr. hideoux.


  


14. Re: AutoCAD no Linux - Este dia chegou!

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 06/02/2011 - 11:33h

Muito embora uma boa gama de profissionais tenha aderido ao Inkscape e ao Gimp (inclusive nas versões para Windows), e testemunhando através de trabalhos publicados que esse software nada fica a dever ao Corel Draw! e ao Photoshop, ainda há quem defenda a tese de que Inkscape + Gimp "não conseguem fazer" o que o Draw! + Photoshop fazem...
Pelos trabalhos profissionais que tenho visto por aí, acho que o trio Inkscape + Gimp + Blender consegue dar conta de qualquer tarefa artístico-profissional.
De um certo ponto em diante, vai depender DO ARTISTA, e não mais da ferramenta.
Eu ainda me lembro, nos primeiros anos quando o Draw! foi lançado, havia uma poluição visual muito grande.
Tudo quanto era de folheto, folder, flyer, etc., tinha um "cheiro" de Corel Draw impressionante!...
E o então concorrente Serif Plus tinha um dispositivo inteligente chamado de "Elvis Detector" cuja função era exatamente a de determinar quando a arte ia ficando muito "cheguei", ou seja, quando começava a se tornar espalhafatosa (ou segundo a propaganda deles "de acordo com o espírito do "rei" - Elvis Presley)...
Para nós, algo entre o visual dos comediantes Falcão e Tiririca, respectivamente.
Eu costumo dar mais crédito aos profissionais que experimentam as ferramentas e as adotam de livre e espontânea vontade.
Não sou um profissional gráfico, porém, olhos vermelhos e remoção de rugas, manchas e/ou acnes, já andei experimentando um monte de programas desconhecidos que dão conta plenamente do recado...
Deve ter para mais de 50 - inclusive para Windows - que conseguem fazer isso. Uns de forma mais fácil, outros nem tanto. Mas conseguem.
Então, pelo menos os profissionais, deveriam desde já se desacomodar e trabalhar sobre sua arte e não sobre as ferramentas a que se acostumaram.
A "técnica engarrafada" vem substituindo gradativamente a "arte criativa".
Portanto, é hora de acordar para a realidade.


15. Re: AutoCAD no Linux - Este dia chegou!

Luiz Claudio
luiz@sistema07

(usa Insigne)

Enviado em 06/02/2011 - 14:18h

O QCad não é 3D, mas se você usar o QCad com o Blender 3D, você terá uma combinação poderosa entre desenho técnico e ferramenta de visualização!


Um abraço!


16. Re: AutoCAD no Linux - Este dia chegou!

Willian
ThePinkShark

(usa Slackware)

Enviado em 06/02/2011 - 14:36h

Prefiro utilizar o inkscape com o Blender, a métrica do inkscape é muito boa e ele faz todo o trabalho booleano tranquilamente, sem contar que o blender importa arquivos svg. Não tem comparação a altura apra os programas opensource, você aprende como eles funcionam, aprende como se faz de verdade (não fica preso a uma interfaçe gráfica que maqueia todo o trabalho) e ao mesmo tempo desenvolve material profissional, não tem forma melhor de trabalhar. Blender, yafaray, inkscape, gimp, synfig e BRLCAD, pra que tijolos?


17. Re: AutoCAD no Linux - Este dia chegou!

Emanuel Gomes do Carmo
emanuel_gomes

(usa Debian)

Enviado em 07/03/2011 - 17:02h

Existe o libreCAD também. ;-)


18. Re: AutoCAD no Linux - Este dia chegou!

gio
gioo

(usa Arch Linux)

Enviado em 08/03/2011 - 00:56h

Bacana! Ótima notícia! x)


19. AutoCAD no Linux - Este dia chegou!

Edwal F. Paiva Filho
nicolo

(usa Ubuntu)

Enviado em 08/03/2011 - 11:43h

Não entendo porque esse tipo de software não decola no open-source,
Há um número grande de iniciativas que andam lentamente.
O brlcad é excelente, ainda que voltado para determinadas necessidades
do seu mentor.



20. Re: AutoCAD no Linux - Este dia chegou!

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 09/03/2011 - 10:26h

Existem certas aplicações muito restritas, que fazem com que não valha a pena desenvolvê-las a partir do zero para que sejam disponibilizadas como open source.
Quando isso acontece, é como que um milagre. E uma exceção à regra.


21. AutoCAD para Linux chama-se DraftSight

José Eduardo Monteiro dos Santos
Zhorfeu

(usa Ubuntu)

Enviado em 17/03/2011 - 10:07h

As pessoas q descobrem esse artigo provavelmente estão em busca de alternativa. Devem ter alguma coisa em comum comigo. A necessidade de uma opção de software para desenhar em Linux. Creio q o dia chegou finalmente, mas não devido a esforços da conhecida Autodesk, fabricante do AutoCAD, e sim devido a empresa 3D System, fabricante do 3D Studio Max. Essa empresa formou uma equipe especialmente para desenvolver um software nos padrões CAD para o Linux. Ele se chama DRAFT SIGHT (DraftSight) que apesar de estar em sua fase Beta, na minha avaliação, agradou bastante. Usei Windows por muito tempo e mais por necessidade de um SO q desse suporte ao AutoCAD, uma vez que como profissional da área de desenho, é o instrumento de trabalho. Comecei no 98 e cheguei ao W7. Do AutoCAD R14 ao 2011. A muito tempo também já conhecia o Linux e a barreira de impedimento da utilização era a questão do suporte ao AutoCAD. Qdo montei um pc de ponta com espaço que suportava experimentações, instalei o Linux. Incialmente para testes.o Ubuntu, Depois, adotei definitivamente e uso atualmente a versão 10.10 de 64 Bits. Qual ñ foi minha surpresa com o resultado. Sistema bem mais leve, rápido e descomplicado. Tudo a mão, Sem mistérios. Surpreendente, mas o "The Wall" ainda era a questão citada anteriormente, o AutoCAD. Apesar de trocar o W7 pelo Ubuntu 10.10, ainda precisava dele instalado na Maquina Virtual para rodar o CAD e o Sketchup. Isso até descobrir semana passada do DraftSight. Fiz o download e instalei.

Como usuário a muito tempo do AutoCAD, tenho uma considerável experiência para avaliação e comparação com o DraftSight. Espantosa e surpreendente. Pensava q nunca experimentaria algo comparável ao CAD. Mas o DraftSight me surpreendeu pela praticidd e facilidade com as opções de configurações qdo executando o desenho de um projeto. Amigos, para resumir, só experimentando para vocês terem uma idéia melhor e mais realística. Como profissional da área, eu recomendo. E aproveitem o quanto antes pq é gratuito, pelo menos nessa fase de experimentação. Não se assustem ou se intimidem com o mito e as opiniões a respeito da questão de estar na fase Beta.Os profissionais da 3D System capricharam e ele já supera o AutoCAD em muitos aspectos. Principalmente nos ítens Leveza, rapidez e agilidade.

Para quem se interessar, o download pode ser feito aqui:
http://www.3ds.com/products/draftsight/download-draftsight

Aqui dicas de instalação para quem possui versões Linux de 64 Bits
http://e-tinet.com/blog/linux/draftsight-clone-do-autocad-para-linux/


22. Re: AutoCAD no Linux - Este dia chegou!

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 17/03/2011 - 10:16h

Seria interessante se você pudesse publicar um artigo detalhando melhor os aspectos importantes desse produto.
Ninguém melhor para fazê-lo que uma pessoa que trabalhe com CAD.


23. Avaliação DraftSight

José Eduardo Monteiro dos Santos
Zhorfeu

(usa Ubuntu)

Enviado em 17/03/2011 - 10:55h

Posso até fazê-lo Teixeira, assim que tiver um tempo disponível e conhecer melhor o DraftSight. Como citei anteriormente, ele está praticamente saindo do forno, tá disponível a aproximadamente 3 meses e só o descobri semana passada. Ainda garimpo informações e muitas delas ainda em inglês. Me adiantei em colocar a informação aqui para os usuários e profissionais q necessitam de uma alternativa no Linux. Fiz por ter descoberto o artigo e inclusive testado algumas das opções mencionadas aqui, uma vez que sou usuário recente do Linux apesar de já conhecê-lo a muito tempo. Mas com certeza verá mais observações minhas aqui a respeito porque sou um entusiasta e profissional da área e essa questão me interessa particularmente. Espero q futuros usuários desse software possam dar sua cota de colaboração deixando registrados aqui suas experiências. Acredito que o DraftSight seja a carta de alforria para muitos profissionais que se viam presos ao uso do Windows por questões profissionais. Nada contra, mas salve o livre arbítrio.


24. O DraftSight é uma solução melhor

Éderson Luiz Honorato dos Santos
edersonhonorato

(usa Debian)

Enviado em 03/04/2011 - 10:39h

Com certeza o DraftSight é uma solução melhor.

Descobri ele hoje por acaso olhando uns screenshots aqui no VOL.

Acabei aqui, procurando algum artigo sobre ele...

Uma noticia dessas deve ser anunciada nos telhados,pois depois de anos utilizando o Linux e como profisional dependente de software CAD essa é uma das melhores noticias dos ultimos anos.

Cheguei, junto com um amigo meu programador Kylix, a implementar linux em um escritório de engenharia junto com o software que ele desenvolveu para o pessoal de lá. O único CAD que rodava via wine era o AutoCad R14, e é o que ele acabou utilizando na troca de Sistema Operacional no escritório.

É o preço que algumas pessoas tem de pagar pela liberdade...

Como ele utiliza até hoje o R14 no escritório dele(fazer o que ?), pode ser uma boa pedida utilizar o DraftSight.



  



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts