ricksam
(usa Debian)
Enviado em 24/07/2010 - 20:35h
Olá pessoal
Sou Músico Tecladista e estou começando a utilizar os sofwtares existentes para linux , e para mim o RoseGarden, MuseScore e Frescobald(lilypond) são perfeitos para a criação musical e a criação de midis. Para as músicas que eu faço para tocar sozinho não tenho do que reclamar , estes softwares suprem 100% minhas necessidades.
Porém eu tembém toco em uma banda que possui um quarteto de violino e um conjunto de metais com trompetes e sax, e neste caso eu preciso escrever as partituras de todo mundo pois eles não tem este conhecimento harmônico. Atualmente faço este trabalho com o cakewalk e Sibelius do Win. Quando fui transcrever as coisas que faço para um dos softwares linux mencionados encontrei o seguinte problema.
Primeiro eu escrevo as partituras tocando com o teclado e o RoseGarden transcreve como notas , como o cakewalk faz, até ai tudo tranquilo, ... mas ... quando faço este processo com uma música que possui notas como Sol Sustenido e após finalizado a gravação eu informo para o RoseGarden que a tonalidade da música é La Bemol , ele deixa a armadura de clave como La Bemol e a nota sol sustenido que eu toquei permanece na partitura como acidente ocorrente, e ele deveria converter este sol sustenido para la bemol como o cakewalk e o sibelius faz.
Este processo é algo óbvio para o músico ... por que ter um acidente sol sustenido em uma música em la bemol sendo que sol sustenido é la bemol !?
Tecnicamente o RoseGarden não está fazendo errado , vendo como do ponto de vista de programação , mas para um músico isto é extremamente ruim de ler! a partitura fica extremamente confusa.
O Mais incrível é que o lilypond-Frescobald e o muse score que são fornecedores completamente distintos , tem exatamente o mesmo "bug" (não é um bug eletrônico , mas sim no ponto de vista de leitura musical). Como pode as três ferramentas terem exatamente o mesmo defeito?
Observação: As ferramentas para windows já convertem sol sustenido para la bemol em uma música escrita com tonalidade la bemol e o mesmo para todos os outros sustenidos como la sustenido, dó sustenido , ré sustenido etc ...
Reafirmo que entendo que este não é um bug do ponto de vista de programação, mas um maestro nunca escreveria uma partitura assim.
Então como pode as 3 ferramentas terem exatamente o mesmo defeito?