Atualização do Kernel

1. Atualização do Kernel

André
alima72

(usa Fedora)

Enviado em 10/12/2009 - 15:59h

Ola

Atualizei o kernel do Ubuntu. Beleza tudo funcionando.
O problema é o seguinte depois da atualização o grub me da duas opções do Ubuntu uma com o kernel antigo e outra com o kernel atual.
Gostaria de saber se isto é normal, se ocupa lugar no disco ou tem como tirar?
Agradeço desde já.

André


  


2. Atualização do Kernel

Edwal F. Paiva Filho
nicolo

(usa Ubuntu)

Enviado em 10/12/2009 - 16:18h

Isso é normal. ENTRETANTO é conveniente (não obrigatório) optar por uma versão do kernel, porque alguns programas ao serem instalados utilizam pacotes do kernel como liux-kernel-headers-2.6.xx-aa e outros como linux-kernel-modules-2.6.xx-aa.
Esses pacotes tem que ser da EXATA versão do kernel rodante ou você terá problemas. Se instalar um programa para um kernel ele pode não funcionar no outro. Só vai dar problema os pacotes que usam os kernel headers e módulos.

Não convém remover a menos que você tenha problemas de espaço. Se for remover precis ter cuidado porque há outros pacotes espalhados pelo sistema além dos pacotes que estão em /boot, como por exemplo em /lib/modules, e não sei mais onde.


3. Re: Atualização do Kernel

j g meinhardt
meinhardt_jgbr

(usa Debian)

Enviado em 10/12/2009 - 17:11h

A menos que a situação de espaço disponível esteja realmente critica, não vale a pena mexer ou seja, a versão mais antiga continuando disponível te dá a flexibilidade de inicializar por ela caso ocorra algum problema com a versão mais atual. Depois de passado algum tempo e feitas atualizações de outros pacotes mais novos, você poderá então com toda a tranquilidade eliminar aquela ou aquelas versões de kernel mais antigos.


4. Atualização do kernel

André
alima72

(usa Fedora)

Enviado em 11/12/2009 - 10:54h

Obrigado pelas respostas.
Mas se a caso eu quiser eliminar o Ubuntu com o kernel antigo qual seria o procedimento.
Obrigado desde já.
André


5. Re: Atualização do Kernel

j g meinhardt
meinhardt_jgbr

(usa Debian)

Enviado em 11/12/2009 - 10:58h

Para remover da tela de inicialização, você vai precisar re-editar o /boot/grub/menu.lst
Basta para isto colocar um remark (#) no inicio da linha ou melhor das linhas referentes ao kernel que você não queira que apareçam nas opções de inicialização.

Para eliminar o kernel antigo instalado, o meio mais simples será usando o gerenciador de aplicativos, possivelmente o Synaptic e mandar desinstalar as versões do kernel antigo.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts