albfneto
(usa openSUSE)
Enviado em 15/12/2011 - 10:25h
Depende do hardware. em outro comp. pode ser o contrário, Mandriva funcione e o Ubuntu não.
o que tem de diferente? olha os dois são Linux, mas ubuntu é debian like, usa apt-get etc... e o Mandriva é baseado em Red-Hat, é RPM. tudo diferente! até o instalador de pacotes e o tipo dos pacotes.
O ambiente gráfico é diferente também. O ubuntu usa Unity, GNOME3 etc... eo Mandriva, se for antigo é KDE,mas os novos usam um ambiente gráfico KDE modificado para Mandriva:
http://www.mandriva.com/br/linux/features/
o responsável por essas diferenças costuma ser o driver de vídeo, mas as vêzes, os módulos de kernel que a companhia (Canonical ou Mandriva) usou podem ser diferentes,compilados diferentemente.
em Notebooks, as diferenças podem aparecer muito, porque o hardware dos notebooks é meiu "feito para aquele tipo de comp.", as vêzes tem hardware não usual.
O núcleo básico é o Kernel Linux, mas cada fabricante da distro o modifica, otimiza e compila para funcionar melhor naquela distro.
Porisso, a não ser para casos de transplante de kernel,experimentos, recompilação etc... é sempre bom manter o kernel da Distro, pq ele é otimizado para aquela distro em particular.
Caso os dois funcionem, a preferência por um ou outro é puramente pessoal. Eu prefiro o Mandriva, porquê gosto muito de Linux tipo Red-Hat. De fato, eu uso Mandriva. Eu uso Sabayon, Gentoo, Funtoo, Mandriva e openSUSE.
Mandriva nãó costuma ser LTS, o suporte é cerca de dois anos, cada versão, isto é o suporte ao 2009 já foi descontinuado, mas o 2010 continua.
Mas pode ser configurado inclusive para contínua atualização, Rolling Release, como eu uso. basta ativar os repositórios testing e backports, nessas condições, tudo ele troca até o Kernel, e os pacotes do futuro Mandriva 2012 (se chama Mandriva Cooker).
Mas pode ficar instável e precisa um pouco de prática com ele, para trabalhar assim, mas eu gosto de distros Rolling.