pinduvoz
(usa Debian)
Enviado em 14/10/2012 - 23:03h
O GNU/Linux é distribuído, ou seja, empresas, grupos e até uma única pessoa, têm acesso ao código do Kernel Linux e dos programas do Projeto GNU, e pode "juntá-los" num SO completo, ou "distribuição GNU/Linux".
O Xubuntu é uma distribuição desenvolvida pela Canonical, sendo uma versão do Ubuntu focada no DE mais leve denominado XFCE.
O Mandriva é outra distribuição, criada pela empresa de mesmo nome, que resultou da fusão entre a francesa Mandrake Linux e a brasileira Conectiva Linux. Após passar por uma crise financeira grave, a Mandriva foi comprada por uma empresa russa.
As distribuições, ou distros, têm suas particularidades. Elas usam versões diferentes de toda a gama de programas disponíveis, inclusive do próprio Kernel. Usam formas diferentes de "empacotamento" de software (distribuição e instalação) e possuem suporte por prazos distintos. Até mesmo programas exclusivos existem, sendo todo esse leque de diferenças apto a tornar as distros "opções" dentro do "universo GNU/Linux".
Dizer qual distro é melhor é tarefa para o usuário, que deve experimentar até escolher aquela que melhor lhe serve, ou aquela a que ele melhor se adapta.
Dicas de leitura:
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/As-Principais-Distribuicoes-GNU-Linux-Versao-2012/
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/FAQ-do-SO-GNU-Linux/