andreclaudino
(usa Debian)
Enviado em 11/11/2007 - 19:44h
tenta isso:
# dd if=<sua partição> of=<arquivo em disco>
Crie um diretório (novamente, fora da partição defeituosa), lá serão salvos os arquivos recuperados
$ mkdir <algum diretório>
Isso clona a sua partição no arquivo em disco. demora um pouco. O arquivo em disco deve ser criado na hora, importante que não exista, mas é importante que a partição não seja a mesma partição em que está o arquivo, e que ela tenha espaço suficiente (espaço disponível igual a partição que quer restaurar).
agora q tem um clone da sua partição podemos trabalhar nele.
agora então a grande mágica: use o photorec, fazendo:
# photorec <arquivo em disco>
entre em [proceed]
Selecione o tipo de tabela de partição (geralmente [intel], como é um arquivo clone pode chutar a vontade, só lembrando de que a cada chute deve fazer um clone novo para evitar influências dos testes)
selecionando a partição entre em [search], escolha a pasta na qual os arquivos serão recuperados (aquela que criamos a pouco tempo), aperte Y pra confirmar o diretório.
Daí pra frente é ir tomar um café e esperar, ele gerará pastas com os arquivos recuperados no diretório escolhido, ainda que isso seja muito demorado, e que os arquivos recuperados não tenham nomes que façam sentido, vale a pena, já vi casos recuperação de arquivos de 3 formatações anteriores, sendo que o disco foi mexido.
Após terminado é só procurar o arquivo que quer.
Se faltou alguma coisa ou deu errado, manda e-mail que respondo na hora, e posta aqui pra galera ficar sabendo, se não esqueço e não votlo pra responder. <ceberiloclaus@gmail.com>