Teixeira
(usa Linux Mint)
Enviado em 19/12/2009 - 11:34h
A melhor maneira de aprender a usar Linux é mexendo nele.
Pessoas que jamais usaram um computador têm muito mais facilidade com Linux que com Windows, embora em contrapartida usuários Windows sentem certa dificuldade inicial.
Aqui em casa, minha filha andou reclamando porque (como eu tenho várias distros diferentes em vários HDs e fico alternando entre eles) cada hora o ambiente está diferente (e cada distro funciona de um jeito diferente da outra).
Eu nunca dei explicação nenhuma, e ela agora já sabe por conta própria ligar, logar, desligar, rodar videos, acessar internet, MSN etc.
Até quando as coisas não dão muito certo ela já não se intimida mais e "dá um jeito qualquer", com bastante coerência.
Portanto, a única dificuldade será algum eventual preconceito.
Conforme o colega comentou, eu também ainda não vi nenhum video nem tutorial que ENSINASSE a usar nenhuma distribuição Linux.
Geralmente eles são apenas demonstrativos de alguma funcionalidade, e não tutoriais verdadeiros.
O guia Foca Linux tem TUDO referente ao Linux e talvez por isso tenha muitas e muitas coisas que você não precisará saber neste primeiro momento. Pode ser até mesmo um pouco intimidador.
Mas como ninguém precisa ser um engenheiro apenas para andar de bicicleta (já que isso em teoria envolve conceitos de força centrífuga, centrípeta, inércia, demultiplicação, etc.) o segredo todo está em simplesmente colocar os glúteos sobre o selim, as mãos no guidon (manúbrios) e os pés na pedaleira (pisa-pés), pedalar com força e olhar para a frente.
Daí em diante tudo passa a ser intuitivo.
Boa sorte!