lcquerido
(usa Linux Mint)
Enviado em 13/04/2019 - 17:26h
Grinder escreveu:
Falar que existe Debian e o resto foi o maior erro de todos, me desculpe.
Existem inúmeras distros que usam seu próprio gerenciamento e inclusive algumas melhores que o Debian :p
Hmmm... testei várias e desconheço. Mas não testo todas nem é pretensão do tópico e sim focar nas principais, estáveis e comercialmente factíveis
Grinder escreveu:
É como o pessoal disse, não tenho muito o que acrescentar, apenas afirmar mais coisas ditas... Tem como padronizar sim, eu acho a forma que os jogos da GOG seja um exemplo clássico, vem aquele executável gigante que basta acessá-lo com comando "sh na frente ou "./""que aparece aquele GUI maravilho da instalação. E eu consigo instalar e jogar perfeitamente pelas minhas distros usadas que não são citadas pelo site deles como Slackware e Gentoo.
Entenda que o intuito do tópico, apesar de não estar explícito, é foco no usuário comum, o que compra um PC com Linux. Mas entendi o que disse.
Grinder escreveu:
Aplicativos profissionais eu pensava igual você, que existia esse abismo e realmente existe de certa forma entre opensource e o pago, porém você esqueceu de citar que no linux também existe esses aplicativos profissionais pagos como pra macosx e windows. Exemplo clássico disso é o Maya, sim, existe Maya para Linux, mas tem que pagar igual para Windows/Mac, existe o programa The Foundry Nuke que da uma surra de pau mole no Adobe e tem a versão paga para todas as plataformas. Resumindo, o aplicativo profissional basta o desenvolvedor criar para Linux também. Ahh consigo instalar ele no slackware e no gentoo tbm tranquilamente.
Aí é que está. Falou em software não opensource o pessoal já torce o nariz, que é o caso do Dionatan que insistem em querer me crer que existe CAD open source bom. Bastou o Draftsight melhorar e passar a não ser mais gratuito que a comunidade já taxa de coisa do demo. É o tal do Free beer e free talk que não entendem.
O Bricscad é um bom CAD e atende ao mercado (padrões fechados, todos). Quanto a eu ter esquecido de citar bons softwares, bem, você citou o Maya e esqueceu do Blender, um excelente modelador 3D opensource e que acho até melhor que o Maya pago. É o calor da conversa meu chapa.
Grinder escreveu:
Então quando vejo alguém falando que no Linux não tem as coisas só porque não office e adobe eu fico meio injuriado.
Fui defensor do Linux desde sua criação. E se alguma coisa mudou foram nesses últimos 15 anos com a entrada da Cannonical. Fiquei pasmo com o salto que ela deu na frente da RedHat. Mas voltemos ao Office como citou. Cara, em todo forum que comparo o MS Office com os opensource (LIbre e open office) dou como exemplo arquivos com mais de 2MB de tamanho que travam o Libreoffice. No caso dos meus Linux chegou a travar o sistema, sendo obrigado a reiniciar no botêo pois nem CTRL+ALT+Del funcionava. Estas coisas não são toleradas num ambiente de produção.
Grinder escreveu:
Eu tenho o Windows instalado aqui tbm, exclusivamente para jogos, mas poderia muito bem rodar pelo Linux sem problemas, como faço com vários jogos, mas quando se trata de performace o negócio muda de figura, afinal a gente paga caro numa placa de vídeo para poder usar todo o poder de fogo dela.
Depende de qual performance você se refere.
Grinder escreveu:
Acho que toda a questão mesmo fica no que o usuário busca e no que ele se sente melhor. Hoje o Linux pra mim é um hobby, aliás sempre foi, mas já fez parte do meu trabalho e gosto de usar ele simplesmente porque eu aprendi a configurar do jeito q eu quero da forma q eu gosto e então uso ele a maior parte do tempo e quando quero jogar os lançamentos ou jogos pesados vou lá e reinicio o computador e entro no Windows.
Entenda, acho que não fui claro no início do tópico, as pessoas aqui estão entendendo o usuário comum como sendo o carinha que manja um pouco de instalar S.O., ouviu falar no Linux, não quer usar programas piratas e tals (mas principalmente não quer pagar por software), tem tempo e disponibiliade para formatar e reinstalar o S.O. e etc e eu respeito isso. O que eu estou colocando como foco é, e vou até escrever em parágrafo separadamente é:
"Usuário comum para mim é a pessoa física que, ao comprar um computador com Linux já instalado, tenha todo o conforto, facilidade e tranquilidade de instalar programas de sua necessidade ou que lhe atenda, modificar o ambiente de trabalho de acordo com sua necessidade e gosto".
Essa deveria ser a premissa básica de um sistema em que
alguns desejam que seja utilizados por todos.
Abraços
- - - - -
www.gitlab.com/grinder
www.github.com/ericfernandesferreira
www.youtube.com/candelabrus1[/quote]