albfneto
(usa openSUSE)
Enviado em 30/06/2013 - 14:01h
izaías,sim é.
os reatores são pequenos, pequena potência, de pesquisa, não são para bombas (nem para produção de energia) são usados para produção de radioisótopos de uso médico (radiodiagnóstico).
são vinculados à pesquisa do IF, Instituto de Física, mas são localizados físicamente no IPEN (instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares),
pq é lá que tem a infraestrutura de segurança etc... prédios, do tipo necessário para proteção, equipamentos assim não podem ficar em prédios comuns, reatores precisam ser protegidos e muito bem protegidos, com paredes de concreto dopado com óxido de chumbo e mesmo os vidros, são cristal de chumbo.
Aceleradores de partículas, o IF tem um Van Der Graaf Grande. Os Van Der Graaf, são de baixa energia. Os de alta potência, são federais.
Aceleradores Federais: São um Linear e o outro Circular, está sendo construído um Circular múltiplos aneis. São do CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, (Ex antigo Conselho Nacional de Pesquisas, dos anos 60),
Constituem parte do famoso "LAS - Laboratório Nacional de Luz Síncroton", que tb tem outros equipamentos, (Cristaĺografos, Lasers de Potência etc...) O uso é pelo Brasil inteiro.
O Brasil publica e gera Ciência de Alto Nível e com publicação Internacional, muita Ciência, é o 12o País que mais publica Ciência
Infelizmente, é pouco divulgado, acho até que pouca gente sabe que o Brasil tem Cientistas, tem vários e bons, de várias áreas de Pesquisa. Inclusive,invenções importantes, como a pele síntética, medicamentos como o Captopril e a Bradicinina (usados no mundo inteiro) são invenções brasileiras e pouca gente sabe.
Em Farmacologia por exemplo, o mecanismo de ação de como o corpo humano produz o ácido clorídrico do estômago (decoberta do receptores H1),foi esclarescido nos anos 50, pelo Cientista, Farmacologista, Brasileiro Maurício Rocha e Silva. Graças a ele, uma coisa hoje conhecida, clássica, na Farmacologia Mundial, e que levou a invenção de certos remédios (Para Gastrite) como o Ranitidina, a Cimetidina e o Omeprazol.
Minha área é Química, Química Orgânica (Meu Doutorado). Especialidade: "Compostos Organometálicos dos Elementos de Transição".
Resumindo,o Brasil faz Ciência, e boa Ciência, a mídia devia divulgar mais.