Tukiss
(usa Debian)
Enviado em 26/12/2016 - 20:32h
XProtoman escreveu:
Estava revendo o tópico e vi esse trecho que passou despercebido, sobre drivers proprietários e AMD.
Usei NVIDIA até pouco tempo depois de Linus Torvalds mandar ela para aquele lugar, até aquele momento não tinha do que reclamar dos drivers proprietários dela, naquele momento parece que da Geforce FX para cima era suportada, então era muita coisa, um bom suporte.
Conheci a AMD depois desse evento e não tenho do que reclamar, estou mais satisfeito porque não sou mais dependente de drivers proprietários para fazer minhas atividades, apesar de depender do firmware fechado distribuído no Linux. Estou muito feliz em ver o suporte utilizando apenas drivers abertos em outros sistemas como o OpenBSD. Reconheço que existem problemas tanto nos drivers fechados quanto abertos da AMD, porém utilizando apenas abertos já pude jogar Counter-Strike: Global Offensive, Diablo 3 e Starcraft 2, além de ter suporte a OpenGL 4.1(Radeon R7 250) e 3.3(Radeon 6310).
Quanto aos drivers fechados, apesar de não os ter utilizado, sei que a AMD abandona rápido seu desenvolvimento, é praticamente um remendo temporário para que os usuários possam utilizar suas placas, porém, segundo várias noticias ao longo dos anos, ela conversa bem com a comunidade, libera documentação e o site "Radeon Feature" ou "Radeon Feature Matrix" é provavelmente o melhor site para obter informações sobre as tecnologias suportadas pelos drivers abertos das Radeons:
https://www.x.org/wiki/RadeonFeature/
Quem pretende ter uma certa liberdade e independência de drivers proprietários AMD pode ser uma opção, para quem pretende ter melhor desempenho e suporte NVIDIA é uma opção.
____________________
“Mas nós sabemos que a razão de a maioria estar aqui, é a nossa afinidade com a desobediência!” (Morpheus)
Estou usando Linux a uns três meses, depois de uma forte decisão... Última vez que havia usada, era adolescente, acredito que com 14 ou 17 anos se não me fale a memoria. Lembro-me como se fosse ontem, tentando colocar CS 1.6 para rodar. Quando finalmente consegui via wine, com fps 10 a 15! Naquela época sim; Jogos eram utopias para serem jogados no Linux, mas mesmo assim, me senti um máximo ao conseguir pelo menos iniciar no Debian.
Hoje consigo rodar CS GO com drivers abertos. Mas não há como negar, enquanto você necessita de um I7 para rodar CS GO a 100 a 200 fps, no Windows com PC'S bem modestos, você faz isso brincando. Não devido ao sistema Windows, mas sim ao empenho dado aos programadores de criar os drivers para o sistema Windows, coisa que não existe para o Linux.
E só quem joga competitivo sabe, o quanto é importante o ganho de 20 a 30 fps em jogos fps! É tanto, que jogadores profissionais em um I7, reduzem as configurações para "low" para ter o maior desempenho possível. Enfim, houve uma grande evolução... Mas comparar os drivers abertos com os fechados, é um "abismo". Para minha placa gráfica, foi lançado driver esse mês para Windows, já no Linux, faz dois anos. E o que foi lançado agora, nem iniciar a maquina inicia!
Antes que sugiram jogos, para mim CS GO > fps e WOW > rpg... O resto são imitações!
Tirando os jogos e sites de bancos, e empresas que só iniciam no IE, Linux ganha de 1000 a 0. Como hoje estou dando prioridade a estudos e programação, decide optar pelo Linux. Fora minha filosofia de vida que mudou, a não querer me corromper ao usar crack's para fazer programa X ou Y funcionar. É isso ;)
"O Debian está na raíz deste grande ecossistema de distribuições de Software Livre existentes: mesmo se você não está usando o Debian diretamente, e mesmo se seu fornecedor não te disse, existe uma chance de você estar neste exato momento se beneficiando do trabalho da comunidade Debian."