hrcerq
(usa Outra)
Enviado em 22/05/2017 - 21:54h
Por favor, não vamos começar a falar em pirataria. Tudo bem que ela é consequência de um modelo de negócio baseado na escassez artificial, mas isso não a torna uma prática lícita, e tampouco ética.
Mas enfim... por que acho que vale a pena usar o Linux? Além do já exposto pelos colegas, entenda que é muito importante as pessoas terem escolhas. E no Linux temos muitas escolhas. Podemos escolher o ambiente gráfico (ou não usar ambiente gráfico, o que é muito útil em servidores), podemos escolher o tipo de gerenciamento de pacotes (o que inclui a opção de não usar nenhum também), podemos escolher quando faremos atualizações (e de quais programas), enfim, a própria escolha da distro é uma grande escolha que abarca várias outras e é influciada por políticas da distro referentes a lançamentos, programas pré-instalados, repositórios utilizados, etc. Tudo isso pode ser escolhido.
Além disso, não faz sentido usar anti-vírus a não ser que esteja preocupado com a possibilidade de transferir arquivos para usuários de Windows e estes serem infectados com algo que pra você não representa risco algum, mas pra eles sim. E a política de permissionamento no Linux é bastante rigorosa e se você não for maníaco por habilitar permissões onde elas não são necessárias estará razoavelmente seguro.
Por fim, mas não menos importante, você mesmo já deu uma das respostas... os escândalos da vigilância em massa. Isso pra mim é um atentado contra a democracia. Quando você decide denunciar práticas ilíticas, por exemplo, precisa ter a tranquilidade de que não será perseguido depois. Além disso, a maioria dos trabalhos de engenharia social são feitos com base em informações obtidas sobre suas vítimas. A falta de privacidade pode representar um risco à sua segurança.
Quanto ao terminal na "era do touch"... pra não ser indelicado vou dizer que isso é fruto de muita televisão. Uma tecnologia não exclui a outra. Terminais não são coisa arcaica, se fosse assim a Microsoft não estaria se esforçando tanto para trazer o Bash e outros utilitários do projeto GNU para o sistema das janelas. Terminais continuam sendo úteis e existem tarefas que podem ser muito mais produtivas neles.
Isso que você menciona de que as distribuições estão fechadas sobre si mesmas não ficou claro pra mim. O que isso quer dizer?
---
Atenciosamente,
Hugo Cerqueira