irado
(usa XUbuntu)
Enviado em 25/08/2010 - 21:11h
comecemos pelo MTBF que pode ser livremente traduzido por Mean Time Between Failures ou seja "Periodo Médio Entre Falhas". Vc vai encontrar Linux com operações de milhares por hora e que estão há um ano ou mais sem interrupções. As casas Bahia, Marabraz.. não podem parar, podem? pois é. Agora compare com o (r)windows e seus problemas de lentidão progressiva até.. BSOD (Blue Screen Of Death). Vc conhece algum servidor MS-W de GRANDE movimento e que fique mais de um ano sem qualquer manutenção?
Depois vamos para o TCO - Total Cost Of Ownership - Custo Total de Propriedade, ou seja, QUANTO custa para vc mantê-lo. Compare: vc instala um MS-server - uma licença (cara); daí temos que compartilhar os arquivos para as máquinas da empresa - digamos 150 máquinas. Temos 150 licenças de (r)windows (1 por maq), mais a licença para CADA UMA acessar o MS-Server. Se vc colocar zémail (Exchange) lá vai mais uma licença-servidor + 150 máquinas. Daí vc quer usar o Office.. 900 paus no servidor, mais 900 paus/máquina. Daí vc quer o.. :)
não preciso prosseguir, né?
como disse certa vez um amigo (produzia software): "eu ganho menos porque tenho que dar desconto, suporte, e etc.. quem ganha mesmo e a MS porque, para vender o MEU produto preciso empurrar o dêles.."