Teixeira
(usa Linux Mint)
Enviado em 29/01/2008 - 11:46h
1- Trabalho: Desenvolvo e faço manutenção de software de terceiros SEMPRE em plataforma Windows;
2- Falta a mim um melhor conhecimento do Linux;
3- Hardware limitado: Pentium II, 48mb ram, placa de video de 1mb e monitor 14" entrelaçado me obrigam a usar distros muito complexas e com interface gráfica "do século passado". Não posso adquirir agora um PC "topo de linha". E pelas leis do mercado, qualquer computador financiado dentro de meus recursos terá ou o Windows Vista pré-instalado, ou, se vier com um distribuição Linux, terá um hardware fraco. Em qualquer das hipóteses, estarei perdendo meu investimento anterior em periféricos e, principalmente, software.
Mesmo assim, e sob o ponto de vista ideológico, pretendo aprender a instalar e desenvolver software comercial específico, voltado para micros antigos (tipo Pentium 100).
Aqui esbarro em outro problema: Os periféricos e seus respectivos drivers.
Dentro do que me proponho, o universo de coisas que terei de aprender simultaneamente para poder tirar tal proveito do Linux é muito grande. Muitos de meus problemas já foram pesquisados por terceiros, e parte já tem solução, outra ainda não, e outra ainda, jamais terá solução.
O foco da maioria dos linuxistas infelizmente também tem a ver com as novidades tecnológicas (como na outra plataforma) e em hardware cada vez mais possante, do que com o aproveitamento daquilo de que já dispomos no momento e que poderia ter um ciclo de vida um pouco maior.