px
(usa Debian)
Enviado em 18/10/2013 - 19:11h
rwsouza escreveu:
Bom, depois de tudo que li aqui no fórum, confesso que fiquei um pouco decepcionado com os softwares livres, pois duas coisas me fizeram olhar para o linux:
1º não ter que pagar por licenças, e instalar em quantos computadores quiser;
2º segurança e confiabilidade dos sistemas;
A verdade é que ninguém pode garantir nada, então já não sei se o linux é tão confiável quanto eu pensava.
A sensação que tenho é que algo que venho defendendo a muitos anos como sendo confiável, agora não posso afirmar mais isso.
Até concordo que o governo brasileiro deve usar essa espionagem como desculpas para ter um maior controle sobre a nossa internet, mas que os norte-americanos nos espionaram é fato. É o tipo da coisa que já desconfiávamos, mas não tínhamos provas concretas.
Minha dúvida principal, que diz respeito aos sistemas linux cujas sedes se encontram nos USA, não foi respondida. Pois continuo sem saber se a lei norte-americana também as obriga a inserir softwares espiões nestas distribuições.
Acredito que como é uma lei federal, todas as empresas residentes na federação USA devem segui-las, pelo menos até que me provém o contrário.
Então por enquanto vou ficar com o Debian, que possui seu desenvolvimento globalizado, não sendo regido por nenhuma lei específica de algum país.
Acho que o único sistema linux realmente globalizado.
Acredito que não há backdoors no linux até por que já teriam descoberto! o máximo que eles fizeram nessa "espionagem" foi tirar vantagem em alguma falha de protocolo, não teria como eles quebrarem criptografias tão rapidamente sem ter acesso ao código (algoritmo/implementação) ou alguma falha.
Agora é aquele negócio né instalar aplicativos de 3° fora do banco de dados da distro é sempre preocupante, pois alguns não são totalmente abertos (caso da licença BSD, por ex) e alguns drivers proprietários também vagam por ai...
Minha distro até onde eu sei é canadense, como eles não gostam dos americanos acho que não iam colaborar entre si. Mas o problema, como disse, provavelmente é falha ou acesso privilegiado ao tipo de protocolo, assim pode-se geral uma algoritmo para ser usado na "quebra" da informação que navega pela rede em si, o ssl que foi alvo do "grande irmão".
Há pouco tempo atrás teve um vírus de roteador rodando pela rede que alterava os DNS e roubavam acesso de contas em todo o país (Brasil como sempre!) abafaram isso rapidinho a mídia nem cobriu direito, isso sim era uma "falha no protocolo", não importava se seu pc era windows/linux/mac/solaris/unix/dos/ se tivesse com DNS envenenado já era.
Roteadores da oi/velox (inclusive o meu) possuíam um "backdoor" (na verdade é um serviço de acesso remoto que enviava dados para um "oi.algo.com" sei lá!) isso no próprio firmware, tive que refazer a configuração via alteração de um arquivo de backup para invalidar o acesso deles, hahaha, outro dia pra testar liguei para operadora e pedi para ver se minha internet estava normal, eles disseram que estava mas não conseguiam acessar meu modem para "manutenção" (a vá, manutenção? really?)
Bom espero ter esclarecido algumas duvidas suas com minhas experiencias, boa noite.