Zoma
(usa Manjaro Linux)
Enviado em 17/03/2018 - 13:56h
Recentemente descobri uma distro chamada MX Linux. Não dava nada por ela, pensei que fosse só mais um refisefuqui qualquer, mas não... Me impressionei com a qualidade da distro.
Para quem não gosta do systemd é uma boa pedida. Ela é fornecida com o systemd presente no sistema porém desativado por padrão, usa-se o sysvinit como init padrão. Inclusive o systemd pode ser totalmente removido caso o usuário queira.
Outro lado interessante é que a distro traz uma série facilitadores, instalador de codecs proprietários, gerenciador de conkies, gui pra montar iphone, ipads e android, limpador de cache, reparador de boot, corretor de chaves GPG, editor de menu, gerenciador de backup, terminal modificável, gerenciador de pacotes do MX, instalador de driver nvidia, MX tweaks, grub-customizer, ferramentas do MX, OpenJDK, terminal de root, system profiler benchmarker, instalador de drivers wireless do Windows, modificador de init, atualizador de kernel, gerenciador de repositórios do MX, configuração ADSL/PPPOE e etc.
Algumas funções que a distro traz ajudam bastante e perde em muita coisa pro Linux Mint nesse sentido.
A distro é baseada no Debian Stretch e AntiX. Usa Xfce como DE padrão. Mesmo usando o Stretch, alguns pacotes são mais novos que os do Debian Stretch, como se fosse um tipo de semi-rolling, aparentemente tudo é escolhido a dedo e testado, meio semelhante ao Deepin.
Dia 15/03 eles lançaram a versão 17.1. Simplesmente adorei e já atualizei. Só vim aqui pra compartilhar meu achado.
https://mxlinux.org/