Teixeira
(usa Linux Mint)
Enviado em 16/02/2011 - 10:18h
Meu PC está com problema de "virose" ou "rebimboca da parafuseta", que estou "analisando", sem conseguir chegar a uma conclusão. Tradução: "Sei lá o que está acontecendo"...
Passei a manhã inteira (desde 07:30h) tentando instalar o Linux Mint e como não deu certo de jeito nenhum, passei a instalar e desinstalar outras distros: Big Linux 4.2, Ubuntu e Xubuntu 9.10, OpenSuse 11.1, Puppy 5.01, Famelix e o Nimblex.
TODAS essas instalaram, exceto o Nimblex, com problema de checksum na mídia.
Mas, como nem tudo são flores, nem o Julia nem o Ubuntu 10.10 instalaram corretamente, apesar da mídia estar 100% (verifiquei a md5sum e também conferi os dados da mídia, pelo menu que aparece durante a instalação).
Acontece que ambas essas distros - e somente elas - insistem em identificar meu HD IDE Western Digital WD400BB-23JH Rev.06.0 de 40GB como tendo 160GB (!!!).
Não sei explicar porque isso acontece, já que da primeira vez instalei bem em um HD pequeno, e o problema que aconteceu foi somente após as atualizações.
Agora passei para um HD maior, de 40GB (não de 160GB) e sempre dá zebra.
O interessante é que reconhece e particiona como se realmente tivesse os 160GB.
No entanto, percebi que esse particionamento é percentual e que outras distros podem aproveitá-lo sem problemas (!!!!), pois reconhecem os 40GB mas as partições ficam proporcionalmente preservadas.
Isso para mim é totalmente inédito, e realmente não sei como lidar com o fenômeno.
Não sou de desistir das coisas, mas também não é toda hora que eu gosto de ficar malhando em ferro frio.
A única coisa que me ocorre neste momento é que possa haver alguma incompatibilidade com esse tipo de HD (pouco provável, porém nesse momento nenhuma hipótese é descartável).
Vou aguardar até ter um HD de "160GB MESMO" ou algum outro de 40GB de outra marca como Samsung, Maxtor, etc.
De qualquer forma, o HD é considerado como sdb (fiz à mão 3 partições sendo uma para o sistema, uma swap de 1GB e uma /home; Aparecem 5 partições, sendo duas estendidas - bem pequenas - ao final da sdb1 e da sdb5).
Isso de ser sda ou sdb acho que é perfeitamente normal, pois os HDs e os drives de Cd e DVD são sempre dispositivos SCSI com interface IDE, e o sistema tem a liberdade de interpretá-los da maneira que bem entender.
Algumas distros mais antigas interpretam como sendo sda.
Acho que "o Teixeira" ter algum problema desse tipo é uma coisa.
"Teixeira" não é nenhum administrador de sistema e nem tem grandes compromissos com qualquer software em especial. É apenas um usuário e eterno curioso como afinal praticamente todos nós somos.
Porém acho que uma pessoa NOVATA que resolva experimentar "o Linux", se tiver uma experiência dessa espécie, será altamente traumatizante.
Vamos considerar porém que muitas outras pessoas estão tendo grande sucesso em suas instalações (e estão felizes com isso) e que este seja um caso totalmente isolado.
Em todo caso, fica aqui para mero registro.