Mastruz
(usa Manjaro Linux)
Enviado em 25/08/2018 - 14:51h
pedroreisrj escreveu:
Bom dia. Estou com PC novo (AMD 4/4gb RAM) e pretendo botar Linux nele. Como tenho crianças em casa que já estão acostumados com Windows pretendo por uma disto mais amigável. Pensei no zorin, mas li que ele está muito instável. No mint pensei em usar a versão Cinamon, mas li em algum lugar que ela é instável. Queria saber se ela apresenta bugs e travamentos ou se só exige mais da máquina....? E se nesse meu caso valeria a pena por a Mate no lugar da Cinamon?
Basicamente vai ser para ver filmes e usar documentos do libre Office, YouTube... Etc...
Agradeço desde já!
Zorin não é tão instável, na verdade já foi instável, está a utilizar a versão baseada no Ubuntu 16.04 que já está a muito tempo. O único problema talvez seja por ser um Gnome deveras modificado. Nesse caso, se quiser utilizar o Zorin eu sugiro que utilize o Zorin Lite (que usa Xfce) em vez do Core. Em breve lançarão uma versão baseado no Ubuntu 18.04.
https://zorinos.com/download/lite/
Outra opção boa seria o elementaryOS. Tem aparência do macOS, e possui um ótimo sistema de controle parental.
https://elementary.io/pt_BR/
Cinnamon não é instável, tanto que o uso no Manjaro. Não tive problema algum com a interface em si, o único problema talvez (para algumas pessoas) seja o fato de ela ser pesada e exigir da máquina, mas não é lá grandes coisas.
Há outras opções além do Cinnamon no Mint.
MATE:
https://www.linuxmint.com/edition.php?id=256
Xfce:
https://www.linuxmint.com/edition.php?id=258
Cinnamon é mais pesado
MATE é mais ou menos
Xfce é bem leve
KDE Neon também seria uma ótima opção, é leve, bastante customizável, dá pra deixar com a cara do Windows, do macOS, do que quiser, ele tem muitas configurações, tem os widgets, gadgets... e vem bastante limpo de aplicações, só o essencial!
https://neon.kde.org/
Se quiser algo mais completo semelhante ao KDE Neon, sugiro o Kubuntu 18.04.1 LTS
https://kubuntu.org/getkubuntu/
---
Às vezes os loucos tem a razão, mas os sãos não conseguem perceber.