sthenley
(usa Fedora)
Enviado em 11/11/2010 - 03:16h
Suas preocupações serão: bootloader, a plataforma do hardware e como "embarcar". Descubra qual o micro-controlador (ARM, Freescale, etc) do equipamento para poder procurar uma distribuição compatível. "Pouquíssima" memória é relativo no mundo embedded: sabia que dá pra rodar RTOSs com 32K de RAM? :) Red Hat 5, pode crer, é "luxo". Já embarquei um kernel em 2M de flash, a maior memória com que pude trabalhar.
O RH 5 usa Kernel 2.6. Já está de bom tamanho pra qualquer sistema. Qual o problema em utilizar isso? Se o sistema de arquivos permitir escrita você tá feito. Mas creio que seu caso é justamente por que não pode alterar nada.
Seu pensamento de customizar o Kernel está correto, mas precisa compilar para a plataforma final. Isso exige bibliotecas, tool-chains e cross-compilers. Você deve ter um PC, o que significa arquitetura x86, mas você quer compilar para ARM, por exemplo. Em outra palavras, gerar código binário para uma plataforma diferente da plataforma de desenvolvimento... Se for ARM, dá pra usar Debian, mas UcLinux é a distribuição mais utilizada.
Para "embarcar" qualquer customização você provavelmente vai precisar de um kit de desenvolvimento do fabricante. Talvez simplesmente não possa "reembarcar" nada, se não houver como. Se tiver um console serial dá pra montar um cabo de comunicação em casa mesmo.
Não é nada simples para iniciantes, te adianto. A solução menos trabalhosa de atualização geralmente é procurar uma atualização de firmware no site do fabricante, que sempre deixa uma área na interface web para este fim.