Arnoold
(usa Solus)
Enviado em 23/07/2020 - 14:02h
Eu acho que já está mais que na hora do Mint ir pro Debian. A comunidade tem mostrado interesse do LMDE mais do que antes. O Ubuntu tá indo pra uma direção na qual o Mint não concorda, um foco mais comercial da distro, o que querendo ou não, irá afetar todos os derivados. Logo, logo, bloquear o snapd de ser instalado vai se tornar um problema similar a enxugar gelo porque o Ubuntu muito provavelmente fará o mesmo que fez com Chromium com outros pacotes, pra facilitar a vida deles e ser mais fácil de empacotar. Por hora, é apenas o Chromium que puxa o snapd e instala a versão snap do Chromium. O foco do Ubuntu tá tão nos snaps que até substituíram a GNOME Software por um fork chamado Snap Store, cujo foco principal (como nome mesmo diz) é snap e quem atualiza tem a versão antiga substituída por essa.
O Linux Mint foi muito esperto em ter uma versão baseada no Debian. É como se estivessem sabendo que o Ubuntu poderia virar a casaca e dar problemas para o projeto. Agora faltam melhorarem mais o sistema de instalação de drivers dentro do Debian, pois mesmo no LMDE tudo é muito manual e por perder a base Ubuntu, perde também o gestor de drivers do Ubuntu.
Deepin é um exemplo de distro que antes foi baseada do Ubuntu e agora está no Debian e nem por isso deixou a desejar. A diferença do Deepin pro Mint, é que o Deepin é feito por uma empresa, assim como o Ubuntu. E criaram os softwares próprios do zero. O Mint teria que fazer algo em relação a versão com Debian. Se eles tem capacidade de fazer o Warpinator, acho que tem que implementar um sistema fácil de instalação de drivers, por exemplo.