removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 01/02/2017 - 23:06h
1. no modelo Arch, pode ser que eu esteja instalando o mesmo pacote 200 vezes? (se ele for parte de outros 200 pacotes diferentes).
Se o pacote Y depende de uma única biblioteca compartilhada que esta incluída no pacote X, então o pacote X se torna uma dependência obrigatória e será instalado uma única vez (lembrando que o pacote X inclui: binários, includes, bibliotecas, docs, etc). Ou seja, o pacote Y depende apenas da libAB.so, que faz parte do pacote X. Então o pacote X será instalado.
O pacote Z depende de um binário que está no pacote X, então o pacote X não precisa ser instalado - pois foi já instalado como dependência do pacote Y.
O Arch, Slackware, e Gentoo não alteram o pacote fornecido pelos desenvolvedores; por isso que não há essas divisões encontradas no Debian e nas distros RPM.
2. a estória de que o Debian tem excesso de dependências é pura lenda, já que é apenas um modelo de empacotamento menos camuflado?
O Debian tem a divisão de pacotes, que separa as bibliotecas compartilhadas dos binários, docs, man pages, includes, etc. Para cada um desses tipos de arquivos, há um pacote diferente.
Mas além disso, o Debian também mantém pacotes com diferentes versões. É comum achar pacotes com libX2, libX2-3, libX3-0, libX3-2. Alguns pacotes tem dependências quebradas justamente por conta dessas versões.
Outra coisa é que existem pacotes iguais com nomes diferentes. Pode ser que encontre a mesma biblioteca em dois pacotes com nomes diferentes, como por exemplo: os pacotes libXAB e libXAC contém a /usr/lib/libX2.so. Por isso que muitas vezes ocorre o erro comum de: "... manteve pacotes quebrados", pois o dpkg verifica que há um arquivo instalado pelo pacote libXAB no sistema e o mesmo arquivo é encontrado no pacote libXAC, ocasionando um erro.
--
Linux Counter: #596371