paulo1205
(usa Ubuntu)
Enviado em 28/04/2019 - 12:08h
hrcerq escreveu:
Eu tanto vejo falarem que a diferença de qualidade entre o MS Office e o Libreoffice é muito grande, mas nunca vi os porquês. Nunca vi falarem precisamente dos recursos que fazem essa diferença. Não estou dizendo que não possa existir diferença, mas nunca vi argumentos convincentes, apenas que "é mais intuitivo" ou que daria muito trabalho migrar de uma aplicação para outra.
Ser intuitivo ou não é subjetivo, e eu nunca vi alguém argumentar por essa linha.
Abaixo eu apresento alguns dos
meus motivos para considerar o Excel melhor do que o Calc. Mas antes gostaria de esclarecer que eu não morro de amores por nenhum dos dois; eu só uso planilhas para poder trocar dados com quem só sabe viver com planilhas — na maioria dos casos, se eu fosse manter aqueles mesmos dados só para mim, eu usaria apenas um arquivo .txt e manipularia seu conteúdo por meio de scripts e de comandos como
grep,
cut e
awk.
• O Excel tem muito mais opções de gráficos que o Calc, e mesmo as opções que têm equivalentes no Calc geralmente têm melhores resultados visuais do que o que o Calc consegue produzir.
• Ainda relacionado a gráficos, quando um gráfico tem como fonte uma grande quantidade de células da planilha, o Calc se arrasta, enquanto o Excel voa. E se você altera o conteúdo dessas células, mesmo que apenas de uma, aí mesmo é que o Calc quase trava, enquanto o Excel geralmente tira de letra.
• O Calc me parece mais lento, de forma geral, com planilhas de maior tamanho e que tenham células com valores dependentes de outras células. O Excel parece lidar melhor com fórmulas e interdependência de células.
• Filtros automáticos funcionam muito melhor no Excel do que no Calc. Além de oferecer mais e melhores opções (tal como filtragem por cor, por exemplo), o Excel se ajusta melhor aos dados do que o Calc. Em particular, o Calc usa largura fixa na interface de seleção de elementos que devem ser exibidos, o que complica muito a vida quando se tem strings mais longas do que esse tamanho fixo e que comecem com os mesmos caracteres, de modo que é quase impossível saber o que está sendo selecionado (poderiam pelo menos implementar um scroll lateral, mas nem isso existe). O Excel não impõe limitação semelhante.
• A documentação do Excel é útil; a do Calc é escassa e rala a ponto de ser praticamente irrelevante. Se você não souber usar uma função, é quase certo que a documentação do Calc não vai ajudá-lo a entender como usá-la; com um pouco de sorte, se for uma função relativamente comum, você pode achar alguma coisa na Web. Caso contrário, sua melhor chance é tentativa e erro.
No fim das contas, só dá para usar o Calc efetivamente para fazer operações triviais em planilhas pequenas, o que é uma pena.
Não sou fã de aplicações Web. A Web não nasceu para atender esse propósito, e sim para transferir documentos de hipertexto. Eu até acho que interfaces em CGI e APIs REST são absurdamente úteis. Mas daí a usar e abusar do Javascript pra criar aplicações, eu já acho uma gambiarra tremenda.
Talvez seja parte de um ciclo: estamos voltando aos dias do processamento centralizado com exibição remota em terminais burros.
Tem suas vantagens, sobretudo em alguns aspectos de custos.
A dependência de um provedor externo, no entanto, para poder realizar computações relativamente simples é algo que me deixa bastante desconfortável. Não apenas porque os meus dados pessoais passam a ser manipulados por esses entes terceiros, mas porque eu fico refém da disponibilidade e da vontade desses terceiros de continuar me prestando o serviço.
Tenho ficado alarmado com a quantidade de pessoas que têm sido cassadas de redes sociais e plataformas de captação de recursos por discordarem de supostos consensos, ou por conta de falsas denúncias ou de censuras ideológicas e religiosas provenientes até mesmo de alguns países. Se hoje, em favor de fazer negócios com a China, o Google demonetiza o youtuber que faz críticas ao Partido Comunista Chinês, ou, para se manter ativo no Paquistão, o Twitter bane qualquer pessoa que denuncie atos de terrorismo cometidos por islamistas, ainda que a lei americana e a brasileira garantam nossa liberdade de expressão, que garantia eu terei de que a próxima forma de pressão não será a cassação de todo e qualquer poder de processamento e de armazenamento?
... “Principium sapientiae timor Domini, et scientia sanctorum prudentia.” (Proverbia 9:10)