removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 04/11/2011 - 18:41h
Eu acho que é natural do ser humano ter medo do novo, uma coisa nova, que não siga as regras. Eu chinguei e achei ruim demais com o Unity e com o Gnome-Shell, mas hoje já tenho uma visão diferente.
O problema é que ninguém preparou os usuários para essa mudança, ela apenas aconteceu, e rapidamente. Ninguém nos deu motivo para a mudança e ninguém nos explicou como as coisas vão funcionar. Os desenvolvedores apenas empacotaram e nos enfiaram tudo isso garganta à baixo.
Pra falar a verdade, hoje eu tenho crise de identidade. Não sei e vou usar Gnome-Shell, Unity, KDE, Xfce, Lxde ou e17. Mudar é difícil, principalmente os seus próprios conceitos, mas é necessário.
Vejam o caso do Windows 8: eles também vão mudar radicalmente a interface, com a MetroUI, mas eles vão manter o desktop comum como alternativa e já estão fazendo uma grande campanha de marketing em cima dessa nova interface, para que os usuários não sintam tanto esse choque de identidade. Inclusive, logo após a conferência BUID, a Microsoft recebeu milhares de contatos de usuários descontentes com as mudanças, e resolveu respondê-los, criando o blog do Windows 8 e respondendo a cada nova ideia e a cada nova reclamação.
Isso não ocorreu no Linux. Ninguém nos preparou para a mudança... Isso é uma crítica, não estou sendo imparcial com ninguém!
O caso do Linux Mint mostra exatamente isso: usuários que não foram preparados para a mudança, e que querem o seu desktop padrão de volta, pois ainda não conseguem mudar seus conceitos.
Essa é a minha opinião... Até!