iz@bel
(usa Ubuntu)
Enviado em 01/06/2008 - 21:40h
Oi galera, não tenho um Mac, pensava em compra-lo (porque me disseram que o Hardware é melhor que um PC, eu não sei...),
Mas vi que para mim não seria uma boa.
Fiz uma vasta pesquisa em sites oficiais, forums, google,... a procura de programas para fazer de tudo que eu e minha família precisa e no final fiquei com essa impressão:
Primeiramente, para mim não existe SO (Sistema Operacional) completo (Leia-se fazer de tudo em todas as áreas)
Então, o jeito é escolher um e virtualizar os denais se for necessário. Concordam?
Neste contexto, vejo o Linux ou Mac ou (os dá família BSD) como a melhor opção para um sistema base (devido a estabilidade e segurança).
Alias, os mais seguros são Mac e OpenBSD! é o que aponta várias pesquisas de segurança...
O windows como um sistema para ser virtualizado (Vamos deixar claro que apenas o windows tem BONS programas propriétários e gratuitos para TODAS as ÁREAS DO CONHECIMENTO). O Mac pode ser bom para algumas áreas do conhecimento, o Linux para outras, mas ambos não são bons para todas as áreas (por enquanto, hehehe!)
Mas para mim que sou estatística, posso escolher qualquer um: linux, mac ou Windows, pois todos atendem as minhas necessidades. Os demais SO (família BSD por exemplo) não tem versão para o software R que mais utilizo...
Já um engenheiro que tem o computador como sinônimo de AUTOCAD, por exemplo, só serve o windows. Nada de QCad ou Wine! Muito menos virtualizações, pois este programa é pesado pra caramba, além da necessidade de faze-lo ler dados de GPS, Scaners,...
Ao pensar em Mac como solução, percebi que não é só comprar o Mac com o OX, eu teria que contabilizar gastos extras muitos significativos... Além de virtualizar outros SO.
E já vi muita gente em forum decepcionado, instalando linux e windows em máquinas virtuais.
Manter Mac custa caro mesmo! Vamos adimitir...
Finalmente, a grande diferença entre Linux e Mac é (custo e filosofia).
Entre os BSD's e Linux é que o primeiro é um pouquinho mais seguro e tem poucos programas disponíveis.
Realmente, por conta de custo e filosofia eu preferi Linux como sistema base, que também é seguro e atende todas as minhas necessidades :)
E virtualizo windows para rodar programas proprietários de minha área que as vezes necessito em consultorias...
T+