nicolo
(usa Ubuntu)
Enviado em 20/03/2017 - 21:30h
zenull escreveu:
A questão é que SSD tem uma vida útil limitada, isso é um fato. E como o preço é mais caro, esses 2 fatores gera toda a paranoia em evitar o uso desnecessário.
Porém essa vida útil não é tão limitada assim. Uso há 3 anos e ainda está firme e forte, sem nenhum sinal de problema e com desempenho excelente. Tenho o sistema todo instalado nele com exceção de vídeos e músicas que mantenho em outro HD.
Sobre swap, se não usar hibernação ou suspensão não necessita dela. Mas... se faz uso de muita máquina virtual ou programas pesados eventualmente pode precisar pra evitar um congelamento do sistema. No meu caso mantenho a swap como arquivo (pequeno de apenas 2 GB) no SSD. Praticamente não é usada, mas evita problemas em momentos de pico no uso da memória. E como é usada raras vezes a meu ver não faz mal algum ao SSD. Agora se for hibernar ou suspender o computador toda vez ao invés de desligar, aí é outra história.
Uso SSD no notebook (troquei o hd por minha conta e risco) e em 3 desktops. Todos tem SWAP e instalação simples com o sistema todo na raiz. As máquinas ficam muito rápidas
porque a parte mais lenta da máquina é o disco na proporção de 1:1000 em relação a processadores e memórias. Até onde eu li os SSD tem vida útil maior que os HD comuns,
talvez menor que os HD de alta qualidade que também são caríssimos. Não me preocupo com a durabilidade dos SSDs porque os HDs de 3 1/2 tem dado muitos defeitos graves.
Os pendrives tinham vida limitada, mas já melhoraram muito.
Para quem tem tempo e paciência esse artigo mostra que os SSD superam bem o que o fabricante garante. O problema não é por tempo, mas pela quantidade de dados que se escreve neles . Marcas comuns superam 600 Tb, o que é uma quantidade enorme de dados.
http://techreport.com/review/27909/the-ssd-endurance-experiment-theyre-all-dead