GabrielLucas
(usa Debian)
Enviado em 28/05/2021 - 19:52h
-josinaldo- escreveu:
Como o cara falou ali no outro post, o Gnome é focado mesmo em uso de atalhos por teclado e não mouse (Windows), e isso afastou os usuários "old-school" do Gnome com a chegada da versão 3.x. Esse D.E é de longa data e sempre foi importantíssimo para o Software Livre, isso eu reconheço. Só acho que dentro do seu layout poderia ter mais opções de configurações para usuários de mouse (Windows/KDE/"Viúvas" ).
A grade de aplicativos nunca aproveitou o seu espaço de tela como deveria, o que faz o usuário ter que recorrer as extensões. (Shell Configurator, App Grid Tweak, )
O Dock não tem opções de configurações e o usuário vai precisar da extensão "Dash to Dock"
Tem muitas gente por ai que dependem realmente dessas extensões (não é de hoje que vejo os comentários) para torna-lo o D.E mais produtivo, nem mesmo o conhecido "Gnome-Tweak Tools" é uma ferramenta official do projeto e não vem instalado por padrão no Fedora - que é á distro top Gnome, como explicar isso a um novato que o sistema que ele vai utilizar não tem os botões minimizar e maximizar? e que precisa instalar um aplicativo pra tornar isso possível?? é estranho...
Eu mesmo já tentei usar o Gnome puro, mas não dá, é impossível..
O Projeto é grande, tem muita gente, mas seus usuários nunca tiveram voz...
concordo com quase tudo que voce disse so vou "defender" o gnome num exemplo que você deu: botoes minimizar e maximizar.
o gnome perdeu funcoes que nao fariam sentido dentro do seu workflow e se você parar pra pensar são atitudes viciadas de outros desktop, windows principalmente, e que nao devem mesmo estar presentes. Se você tem espaços de trabalho pra que botão de minimizar? e pra maximixar vc pode clicar duas vezes, arrastar a janela, usar o teclado, pra que um botão só pra isso? ate por que se você minimiza a janela ela perde algumas funções como prever em tempo real seu conteúdo.
Sei que voce deu só um exemplo mas isso ilustra como a gente é resistente a mudanças que fazem sentido até. Eu mesmo quando comecei a usar o gnome 3.x usava dash to panel ate ver que era um atentado ao workflow e ai nada mais fazia sentido no ambiente.
Agora por outro lado capam até demais, como a gente ter que adicionar extensoes pra icones de aplicativos na barra superior, extensao pra dividir o audio de cada aplicativo, extensao pra alterar um tema! chega a ser estranho.