lcavalheiro
(usa Slackware)
Enviado em 21/10/2015 - 01:10h
O melhor de todos: o usuário, gerenciador de pacotes e dependências oficial do Slackware. Quando o usuário lê a documentação e sabe pensar (dois atributos cada vez mais raros, pelo menos se considerarmos o que vemos aqui no VOL) nada o supera.
Depois temos o ports, do FreeBSD. Simples, prático, funcional, claro e coerente, se bem configurado faz apenas o que você quer dele e ainda gerencia as dependências. Tanto o portage quanto o sbotools foram inspirados nele.
Depois do ports, temos o zypper. O problema que os colegas elencaram nele só surge se você usa as coleções de pacotes, mas aí é que são elas: é só não usar as coleções. É a mesma questão dos meta-pacotes que o apt usa: é só não usar os meta-pacotes que eles não ferram o sistema. O zypper permite que você instale os pacotes como você quiser, e gerenciar a todos igualmente.
O terceiro colocado é o yum. Eita bichinho danado de bom! Para melhorar tudo, permite autocompletar com tab na linha de comando. Porém, ele era um tanto limitado e lento, e para piorar tudo o complexo de BandNews do Fedora (em 15min tudo pode mudar nessa distro) deixava às vezes pacotes quebrados, coisa que o yum não lida bem.
O pior de todos: o apt. O apt é um bolo de fezes capaz de servir porções generosas a todas as estrelas observáveis daqui da Terra por uma semana.
--
Luís Fernando Carvalho Cavalheiro
Public GPG signature: 0x246A590B
Só Slackware é GNU/Linux e Patrick Volkerding é o seu Profeta