tipoff
(usa Nenhuma)
Enviado em 18/08/2024 - 11:36h
Tocagano escreveu:
Eu passei a achar de uns tempos pra cá que as distribuições baseadas em outras são "vampiras digitais" com aquela conversa de serem "mais fáceis" de uso para os novos usuários. "Vampiras" porque são raras as distribuições que possuem repositórios próprios, chupando os repositórios das originais e ainda retiram qualquer apelo visual ou referência que remeta à distribuição na qual foram baseadas; isso pra não falar que pouco ajudam a desenvolver o sistema pois quase nunca desenvolvem novas ferramentas e basicamente só inserem recursos (programas, configurações, etc) que qualquer usuário poderia fazer por si só tendo um pouco de empenho em querer aprender o mínimo.
Mas não tiro o mérito do "esforço" - se é que se pode usar essa palavra - para agradar àqueles usuários que querem tudo na mãozinha, na base do "next next finish" OU àqueles usuários que acham mais "interessante" ter quase tudo pronto e dar apenas o seu "toque final" ao sistema...
>>> NÃO visite este canal, o cara pensa que sabe alguma coisa! <<<
https://www.youtube.com/channel/UCRgokKtNlttdmg2RJEa2VYw
É sempre o mesmo slogan: Mais fácil para iniciantes, mais prático, mais leve, bla bla bla.
Isso quer dizer que as distros atuais e mais conhecidas são falhas em seu propósito, e por isso, surge derivadas de tempos em tempos oferecendo os mesmos benefícios? Acredito que não há como ser mais prático e fácil do que já é hoje. Temos gerenciadores de pacotes universais, temos lojas de apps a lá App Store, temos instaladores amigáveis, gerenciadores de drivers. E é isso.
O que as distros atuais mais necessitam hoje é de voluntários para ajudar a corrigir bugs, seja testando ou desenvolvendo, ajudando em melhorias, tradução, divulgação, suporte (o que muitos aqui já fazem), ou contribuindo financeiramente se possível. Melhorar o que já tem, ajudar projetos a não morrerem.
E esse conceito de "pronta para o uso" ou "out-of-the-box" que muitas dessas derivadas divulgam pelos quatro ventos é um MITO, até porque cada usuário tem necessidades distintas. Ou será que o Windows já vem pronto para o uso também?
Essas distros que já vem "pronta" para o uso, na verdade, são cheias de bloatwares. Não é por acaso que o próprio Ubuntu oferece um instalador mínimo que não vem nem com o LibreOffice, até porque não é todo mundo que precisa de uma suite office instalada.