Enviado em 22/09/2019 - 16:39h 
		Esse tal lxqt é melhor que o lxde? 
Depende do que você considera melhor. Eu acho que no aspecto visual melhorou excepcionalmente e ainda consegue ser leve, só peca por não ter tantos programas do projeto e depender muito de programas do KDE que instalam diversas dependências. Cheguei a conclusão que mesmo o LXQt sendo "Qt", é mais válido usar programas em GTK por usarem menos dependências... São poucos programas completos do LXQt, pouco a pouco eles tem migrado os programas do projeto LXDE para o LXQt. O LXQt também tem diversos bugs, é uma interface muito "alpha" e pouco lapidada.
Os poucos programas do projeto são bem "simplistas" e não se equiparam aos do KDE em complexidade, talvez não seja o foco do LXQt ser uma cópia do KDE, mas deixa muito a desejar.
Instalando Spectacle no LXQt: 
Instalando Gnome Screenshot no LXQt: 
Tava lendo que o lubuntu vai largar o lxde e usar lxqt já na próxima lts. 
Verdade.
O lxqt é tão leve quanto o lxde?? Alguem usa??? 
Estou usando agora, como teste, no Manjaro. Pessoalmente, eu sinto que ele é mais "pesado" que o LXDE, mas não é uma diferença muito grande. O uso de recursos é bem similar ao amado Xfce. Sei que o LXDE bem minimal pode usar menos de 100 MB de RAM. O Lubuntu 18.04 do Ubuntu, fica na casa dos 200 MB. O LXQt tá entre 250 a 300 MB. Talvez com alguns tweaks se iguale ao Lubuntu 18.04 sem ser minimal. Mas não ligo tanto pra isso, tenho uma máquina bastante aceitável e só estou testando por pura curiosidade mesmo.
Queria poder testar logo, mas so tem versões nao lts do lubuntu com esse ambiente, ai chega a lts e nao terei como atualizar?! 
Ninguém te obriga a ter que usar o Ubuntu para testar o LXQt. Existem outras distros de respeito que trazem essa interface, além do Manjaro, o Fedora, o openSUSE. Teste em outra distro, se você gostar, quando lançar a nova LTS do Lubuntu, você instala.