iealuk
(usa KUbuntu)
Enviado em 28/07/2016 - 12:18h
Ol´a galera!
Como podem ver, estou com um problema de acentuaç~ao, onde os acentos aparecem antes das letras. Eles nem mesmo esperam que eu aperte uma vogal para acentuar, eles simplesmente aparecem no primeiro teclar, impossibilitando a funç~ao. HAHA
Uso o Kubuntu 16.04.1 mas o problema acontece desde a release passada. Uma observaç~ao importante ´e que a acentuaç~ao acontece de maneira CORRETA no LibreOffice, mas em quaisquer outros programas - e at´e mesmo no terminal - a acentuaç~ao fica assim, como podem perceber.
J´a tentei tudo o que est´a nestes links mas nada funcionou (jura? rs).
https://www.vivaolinux.com.br/topico/UbuntuBR/Problemas-com-acentuaao-no-ubuntu-1404-64-bits
https://www.vivaolinux.com.br/dica/Layout-de-teclado-para-ABNT2-Configuracao-no-Ubuntu-modo-texto/
https://www.vivaolinux.com.br/topico/Helps-e-dicas-para-usuarios-iniciantes/Problema-de-acentuacao-n...
Me ajudem, n~ao quero ter que formatar o sistema s´o por causa disso.
Muito importante!! Quando eu abro o gedit e tento escrever com acentos n~ao funciona. Mas se eu abrir ele no terminal com o comando gksudo gedit, eu consigo escrever com acentos. N~ao seria algum problema de permiss~ao?
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
[RESOLUÇÃO]
Depois de parar um pouco e pensar eu finalmente consegui consertar esse problema. Eu não sei o motivo mas o sistema não estava atualizando o Input Method para todos os aplicativos. O que eu fiz foi muito simples:
sudo apt-get install ibus e sudo reboot.
Depois da reinicialização, eu abri o terminal novamente e digitei: ibus e então configurei o meu teclado para Português-Brasil e na aba "Advanced" marquei "Share the same input method among all applications" o que fez com que todos os programas reconhecessem na marra o meu tipo de teclado.
TESTANDO...
---------------
Árvore
Amanhã
Coração
Jacaré
Inútil
Ímpar
Fósforo
---------------
Haha
Um abraço!