Testes de KDE 5 e Seus Problemas.

1. Testes de KDE 5 e Seus Problemas.

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa openSUSE)

Enviado em 01/10/2015 - 14:00h

estou testando o KDE 5 em Sabayon Linux.

Duas instalações de Sabayon, uma "rolada" do KDE 4 e outra, instalação limpa a partir de uma ISO de Sabayon KDE 5.

Por ser só em Sabayon, alguns do problemas pode ser específicos, mas...

Não considero KDE 5, ainda maduro para uso no dia a dia. MUITOS dos Temas de Ícones do antigo KDE 4 não funcionam no KDE 5. Alguns dos Widgets também não.

A Roda do Mouse não funciona mais... é inútil, não rola mais nenhuma página. Isso ainda é mais agravado, pois esse comportamento se estendeu aos demais ambientes gráficos. Ex. eu atualizei o KDE 4 para o KDE 5, e a Roda do Mouse parou de funcionar.... Aí eu fecho a Sessão KDE 5 e abro a Sessão em XFCE ou MATE. A Roda do Mouse continua não funcionando mais, e ela funcionava antes, tanto em XFCE, como em MATE, como em KDE 4. Ou seja, esse "erro" da roda do mouse é extensível aos aplicativos e ambientes GTK, também.

A Área de Notificação é muito incompleta, exemplo o ícone do HPLIP, impressora, aparece, mas DropBox, Fusion-Icon, Notificador de atualizações etc... não aparecem mais. Isso tem acontecido com outros usuários de KDE 5, em outras Distros também.

Mais uma coisa: os efeitos do Kwin são muito instáveis... Fecham sózinhos, travam e mesmo a Sessão Kde 5 fecha sózinha e volta à tela de Login (SDDM, tela de login do KDE 5).

Em outras Distros, o KDE 5 apresenta esses problemas e instabilidades? Vocês tem encontrado dificuldades?


  


2. Re: Testes de KDE 5 e Seus Problemas.

Eric
Grinder

(usa Slackware)

Enviado em 01/10/2015 - 14:20h

Eu só usaria KDE4 ou KDE5 se eu fosse, físico, matemático, professor, cientista e mais alguma coisa junto, pra que você precisa de uma distro dentro de outra distro? frase de alguém mas não vou dizer quem hehe

KDE tem tanta coisa que eu diria que é quase impossível não dar erro em alguma coisa.

Se você quer algo com aparência de Desktop de 2015, Cinnamon é uma excelente opção. E usa 70% das deps do Mate já.

Mas respondendo sua pergunta.
Sim, eu sempre tive algum tipo de probleminha com KDE.


3. Re: Testes de KDE 5 e Seus Problemas.

Rogerio Leiro Fontan
RLFontan

(usa elementary OS)

Enviado em 01/10/2015 - 16:15h

Eu não uso Cinammon por subversividade mesmo, já que ele é feito pelo Linux Mint e para o Linux Mint. Para mim o Gnome tem um certo potencial de se tornar uma "interface do futuro" pelo estilo tablet dele, embora eu goste da filosofia de cada coisa ser feita para seu próprio dispositivo, eu acho o gnome legal, mas pelo que entendi o Gnome agora ta exigindo o uso do SystemD, confere? . Por enquanto vou usando KDE4 , mesmo eu achando ele meio cascudo com algumas coisas, é a interface que mais admiro no momento, não é a toa que é a padrão do Slackware, mas o KDE é cheio de tranqueira mesmo, to me matando para aprender a usar o Slackware aqui, uma vez que eu deixar o sistema aqui minimamente usável, (vou ajustar tudo deixar só o Flash Player e o driver de vídeo por último pois ambos são geradores de treta) ai eu vou ligar o pkgtool e tirar todas as tranqueiras do meu pc e enviar para a bem longe.


4. Re: Testes de KDE 5 e Seus Problemas.

Lauro Alves de Carvalho
Lauro1710

(usa openSUSE)

Enviado em 01/10/2015 - 16:30h

Já testei o KDE 5 no Kubuntu e no Fedora, todos dois cheios de bugs. O Kubuntu foi o pior.O KDE 5 é bem bonito, mas ainda apresenta muitos erros. Prefiro meu KDE 4 que esta rodando perfeitamente.



---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
http://i.imgur.com/Vczk3t5.png?1

$ GNU/Linux > *


5. Re: Testes de KDE 5 e Seus Problemas.

Ricardo Fabiano Silva
madrugada

(usa Gentoo)

Enviado em 01/10/2015 - 17:53h

A última versão do KDE 5 migrou mais alguns aplicativos para QT5/KF5, entre eles o dolphin. Eu achei o dolphin menos estável, fechando sozinho às vezes. O KDE4 estava liso, funcionando redondo.


6. Re: Testes de KDE 5 e Seus Problemas.

Marcio Miranda
M_Miranda

(usa openSUSE)

Enviado em 01/10/2015 - 19:58h

Fiz uns testes com o KDE 5 aqui no meu openSUSE 13.1 e realmente seu uso é inviável, pra não dizer impossível.
Como já estava usando o repositório "Current" do KDE foi só voltar para a versão 4.14.x que é a versão de longo suporte do KDE. Esse sim extremamente estável e funcional.

Uso o KDE desde as versões 1.x e em suas versões finais sempre foram muito estáveis, não sei onde alguns veem tantos problemas nele, ou não sabem usar ou é FUD gratuito mesmo.
O problema do KDE que percebo (inclusive o Linus Torvalds também percebeu isso) é a burocracia dele. Ele (KDE) abusa de funções burocráticas e redundantes tornando muitas vezes chato o seu uso, e no KDE 5 isso infelizmente ainda existe.
Um exemplo disso é abrir o Amarok e querer mudar a faixa através da (excelente) área de notificação, embora a integração com os aplicativos na área de notificação alcançou ares de perfeição, ao mudar a musica aparece uma tela sobre a outra, e com a mesma informação da musica.


7. Re: Testes de KDE 5 e Seus Problemas.

Luís Fernando C. Cavalheiro
lcavalheiro

(usa Slackware)

Enviado em 01/10/2015 - 20:54h

Sobre o KDE5 e eu...

O Xerxes havia pedido um tutorial para instalar o KDE5 no Slackware current, então eu instalei o do AlienBOB no meu computador para ver como fazia. Achei pesado, várias coisas dando segmentation fault ou simplesmente nem reconhecendo. Aí fui voltar para meu Xfce... e surpresa, o KDE havia reconfigurado meu Xfce, definindo inclusive programas no autostart. Removi esses programas, e assim que eu fazia o login o KDE recolocava esses programas no meu autostart do Xfce sem ter sido solicitado! Só consegui consertar a bagunça toda formatando o meu computador e destruindo um uptime de sete meses e meio no processo.

Então, eis a minha dica: jamais em sua vida use o KDE, mesmo que você precise dele. Não use. O KDE é que nem o GNOME: finja que não existe, para o seu próprio bem.

--
Luís Fernando Carvalho Cavalheiro
Public GPG signature: 0x246A590B
Só Slackware é GNU/Linux e Patrick Volkerding é o seu Profeta


8. Re: Testes de KDE 5 e Seus Problemas.

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 01/10/2015 - 21:08h

Venho utilizando como ambiente padrão no desktop em casa desde que ainda estava no testing no arch e precisava de alguns pacotes no AUR.
Neste caso tenho notado melhoria a cada versão, porem ja tive alguns problemas o plasma reiniciando ou no Kwin quando com muitas janelas abertas. Mas foi algo que durou pouco e estava eu até esperava, pois algumas vezes uso pacotes do repositório testing.
Na versão atual, 5.4.1 mesmo com os efeitos habilitados (Varios do Kwin são uteis, como o gerenciador de "janelas melhorado" por exemplo) tenho apenas:

Eventualmente alguma lentidão em janelas do VMware Player
De resto, existe o problema da área de notificação para alguns softwares, mas no meu caso não faz muita falta, pois dos softwares que utilizo apenas o Skype e o Zim-wiki não estão integrados. Dos widgets, o único que realmente senti falta foi o relógio em formato binário, mas nada realmente necessário.



------------------------------------------------------
KISS principle, RTFM and STFW = 42


9. Re: Testes de KDE 5 e Seus Problemas.

Lauro Alves de Carvalho
Lauro1710

(usa openSUSE)

Enviado em 01/10/2015 - 21:09h

Um dia tentei atualizar do KDE 5.3 para o 5.4, e ficou tudo bagunçado, ele instalou as coisas novas por cima das velhas, coisas repetidas e o Dolphin não abria mais. Resumindo, o KDE 5 é bonito, mas é quase inutilizável. Prefiro mil vezes meu KDE 4 aqui no openSUSE 13.2 que está rodando tudo perfeito, sem problemas.




---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
http://i.imgur.com/Vczk3t5.png?1

$ GNU/Linux > *


10. Re: Testes de KDE 5 e Seus Problemas.

Ricardo Fabiano Silva
madrugada

(usa Gentoo)

Enviado em 01/10/2015 - 21:45h

Lauro1710 escreveu:

Um dia tentei atualizar do KDE 5.3 para o 5.4, e ficou tudo bagunçado, ele instalou as coisas novas por cima das velhas, coisas repetidas e o Dolphin não abria mais. Resumindo, o KDE 5 é bonito, mas é quase inutilizável. Prefiro mil vezes meu KDE 4 aqui no openSUSE 13.2 que está rodando tudo perfeito, sem problemas.




---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
http://i.imgur.com/Vczk3t5.png?1

$ GNU/Linux > *


Eu estou rodando o 5.3 fornecido pelo Alien Bob no Slackware(meu ambiente principal). Instalei o 5.4 em uma instalação nova do Slackware Current, mas ainda não gostei do resultado. Sábio Patrick,foi uma boa decisão manter o KDE4 na próxima versão.



11. Re: Testes de KDE 5 e Seus Problemas.

Fábio Farias
Fabio_Farias

(usa openSUSE)

Enviado em 02/10/2015 - 08:45h

Será que só eu gosto do Kde e o a versão 5 está com funcionamento estável no meu openSUSE Tumbleweed?

A única coisa que tive que fazer foi configurar o teclado manualmente. De resto, tem funcionado muito bem.



12. Re: Testes de KDE 5 e Seus Problemas.

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 02/10/2015 - 09:27h

IMHO, o KDE é o melhor ambiente para sistemas Unix-like. Desconsiderando o KDE 5 - que ainda não esta maduro o suficiente - o KDE 4.14 esta bem estável, prático, e fácil de usar.

Quanto aos aplicativos exagerados, basta remover os componentes que não usa. Eu removo sempre o kdetoys pois o acho inútil. E até o momento, KDE não depende do pulsebug nem do systemd, diferente do GNOME.




01 02



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts