Teixeira
(usa Linux Mint)
Enviado em 21/09/2010 - 09:48h
Desculpem, eu entendi errado.
O
www.cacambas.com não tem nada a ver com o autor desse tópico.
Eles já tem um produto pronto, e o nosso amigo poderia se basear naquilo que eles têm (fazer como se fosse uma espécie de engenharia reversa).
Bom também seria procurar outras empresas do ramo e saber o que eles oferecem.
Cada empresa tem a sua personalidade e suas necessidades específicas.
Não há uma receita de bolo para fazer um sistema administrativo, mas sempre se pode ter uma idéia do que geral e comum às empresas de um determinado ramo.
Sabendo-se com segurança tudo isso, programar (escrever o código) é o menor dos problemas.
O importante é conhecer BEM as características e as restrições próprias de um sistema para então começar a elaborá-lo escolhendo o ambiente adequado, a linguagem adequada, a funcionalidade e, por fim, o design, a apresentação visual.
ESCREVER o código vem depois, quando nossa probabilidade de pisar em pedras soltas estiver reduzida a um mínimo.
E quando fizer um cálculo do tempo necessário para o desenvolvimento de um sistema do zero até a entrega final, multiplique esse tempo por três.
Esse negócio de programa "para ontem" não funciona de jeito algum, a menos que você tenha bastante prática (muita mesmo) e saiba muito bem o que está fazendo.
Um bom programador deve de uma forma ideal ter condições de se adaptar - quando necessário - ao tipo de equipamento de que o cliente dispõe, e ter a preocupação de não procurar mudar a personalidade de um cliente corporativo.