celioishikawa
(usa Ubuntu)
Enviado em 05/07/2008 - 10:45h
ainda estou escrevendo um artigo para VOL onde sobre meu computador 333mhz, embora ele tenha 160 de RAM por ter vindo com 32 e adicionado 128.
Aliás, te tiver como catar da sucata como o post acima diz, pega uns pentes de RAM velhos (os novos podem ser incompatíveis) e encaixa na máquina (o meu por exemplo veio de fábrica com 4 encaixes, é aquela história de vir com fábrica com tantos mas ser expandível. Aí o técnico simplesmente encaixou outro)
Então, minha maquininha velha roda um Ubuntu antigo: 5.04, que reconhece pendrives (O que Win 98 não faz), embora venha com OpenOffice 1 que exige 64 de RAM.
Tem as distribuições novas para máquinas antigas, como o Xubuntu, Dizinha, etc. Mas se for muito velho, talvez seja melhor alguma distribuição velha mesmo. O único problema das distribuições velhas é que precisa configurar para aceitar pendrives, etc. Tem uns tutoriais aqui no próprio VOL.
Acho que no pior de todos os casos você instala um linux sem interface gráfica mas com StarOffice 5.1 (um pré-histórico pacote de escritório que bizarramente tinha uma interface que imitava windows 95), mas isso tô imaginando que é para casos para uns 8 ou 16 de RAM.