Rei Tenguh
(usa Arch Linux)
Enviado em 14/09/2012 - 19:27h
Eu tenho aqui duas na minha gaveta, se quiser comprar vendo baratinho. Uma eu usava no Windows e coloquei na gaveta quando pasei a usar só Linux, e a outra eu comprei porque me disseram em um fórum que era compatível com Linux; mas como o "compatível" de quem me falou incluía o parênteses de que não dá pra mudar a estação, só fazendo uma reinstalação com novos parâmetros (porque o chipset é compatível, mas o tunning não - exatamente ao inverso da outra) tá lá na gaveta tbm.
Detalhe: nunca precisei de mais que meia hora pra instalar qualquer outro hardware em Linux, e sempre usei o Arch ou o Dreamlinux. Até o meu mouse Inferno eu já coloquei pra funcionar com todos os botões. Multifuncional com fax, caixas de som 3.1, teclado gammer, monitor 3D, e toda outra "firula" de hardware. Mas as placas de TV estão lá, na gaveta. (E ainda bem que existe o Arch, porque nsenão eu tinha encostado na mesma gaveta um notbook recém comprado, que a "compatibilidade" que me garantiram om sistemas Linux incluía uma entrelinha do processador i5 ficar um lixo, precisando de "paradinhas pra pensar".
Esse tipo de "compatibilidade" serve pra quem tem algum motivo que não velocidade e segurança pra usar Linux; mas, pra mim que ngosto de qualidade, esse tipo de "compatibilidade" não interessa, realmente.
Mas, como eu disse acima: "boa sorte". A placa já tá lá, no computador do cara, é só instalar, né? Boa sorte.
_____________________
P.S: se um dia eu encontrar pela rua os fdps que me falaram que eram "totalmente compatíveis", essa segunda placa de TV e esse i5 sem gráfico dedicado, com certeza vou deixar o cara o resato da vida falando que nem o i5 "funciona pefeitamente" em Linux: com travadinhas a lá Windows 95. E o cérebro "funcionando perfeitamente" que nem a placa de TV: precisando reiniciar pra alterar o tunning.
(perdoem-me pelo desabafo com meses de atraso)
_____________________
EDIT: só pra constar, o GRANDE problema do universo Linux está na seguinte política: a cada 6 meses lançam novas versões de cada distro, inventam ambientes gráficos, inventam sistemas de som, mas NUNCA que se concerta o que nunca funcionou (programa que presta pra substituir o auto-cad, programa pra MSN sem aparência jurássica, suíte office que seja REALMENTE prazeirosa de se usar, funcionamento de placas de TV, etc, etc, etc)
Quando desenvolvedores pararem de inventar moda nova, de fazer besteiras pra 'facilitar' instalação e configuração, e passarem a colocar atenção no que é mais usado por todo mundo e que nunca funcionou direito em Linux, talvéz o uso do sistema alcance 2%.
Um simples programa BOM pra msn é algo que espero a 7 anos, enquanto entra distro e sai distro, entra ambiente e sai ambiente... então, os 4 anos esperando ter uma placa de TV funcionando aqui não parece tão ruim, né?
Mas, repetindo: boa sorte pro cara aí, com a placa de TV dele. Se funcionar, vou comprar uma igual, com certeza.