omag0
(usa Debian)
Enviado em 27/05/2018 - 13:36h
Amigo. Acredito que esse tópico tenha gerado mais duvidas que respostas pelo excesso de informação. Tentarei fazer agora um resumo.
O que você quer, ter o Windows e o Linux na mesma máquina? Isso é chamado de dual boot. Ou quer somente um sistema operacional em sua máquina?
Sugiro pra começo ter apenas um sistema operacional. É mais simples a instalação.
O Linux tem diversas versões, digamos assim, cada versão é chamada de distribuição, ou somente distro. A diferença entre as distros é a forma como os pacotes são compilados e como cada uma gerencia seus processos, de maneira bem superficial é isso. Mais informações são técnicas e creio que não vem ao caso no momento.
As distros Linux se dividem basicamente em dois tipos.
As que tem suporte de data definido. Algo como o Windows. Que lanca o Windows 7 e tem tantos anos de suporte. Depois o 10 que terá tantos anos de suporte e por aí vai.
E temos as distros Rolling Release, ou seja, você instalar apenas um vez e ela vai sempre se auto atualizando, por assim dizer.
A vantagem das distros de suporte definido é a estabilidade.
Já as RR (Rolling Release) é ter os pacotes mais recentes. Porém elas costumam quebrar com certa frequência. Quebrar é um termo utilizado quando algo no seu sistema operacional não está funcionando como deveria. Pode ser que o erro não permita nem o sistema ligar ( semelhante a tela azul do Windows) ou apenas que determinada parte do sistema não funcione. Como abrir um programa,. Ou o som, ou o wi-fi. E por aí vai.
Citaram aqui o Manjaro como opção. Manjaro é uma distribuição RR que costuma quebrar com certa frequência. Isso tenho como experiência própria e relatos no fórum do próprio Manjaro. Ela não é uma distro ruim. Tem seus prós e contras mas em minha opinião, não a indicaria para um recém chegado ao Linux.
As que indico são: Ubuntu ou Mint.
São distribuições amigáveis bem out of the box ( termo utilizado quando a distribuição já vem com muitos programas pré configurados, facilitando a vida do usuário mais leigo).
Eu particularmente não gosto das duas, por motivos que não vem ao caso. Mas de maneira alguma faz delas ruim. entre as duas escolheria o Mint.
Próxima parte: Escolher o ambiente gráfico. O Windows tem apenas um ambiente gráfico. Aquelas janelas que já estamos acostumados. Eu agora esqueci o nome que dá. Já no Linux, em qualquer distro, existem vários ambientes gráficos que você pode escolher. Vamos listar alguns. (OBS: ambiente gráfico também é chamdo de DE - Desktop Enviroment)
1 -Gnome versão 3 ou somente Gnome 3 : Ambiente gráfico que tenta se assemelhar ao um celular. Sem ícones no desktop (apesar de poder configurar, essa na é a proposta) e com consumo médio dos recursos do seu pc. Indicado a um pc com pelo menos 4gb de ram e um i3 para funcionar sem problemas.
2- KDE : um misto de telas do Windows, com menu iniciar e barra de ferramentas, com algo mais personalizável e com mais recursos. Esta na versão Plasma 5. Consome uma boa quantidade de recursos mas menos que o Gnome.
3 - Cinnamom: Uma derivação do Gnome que muito se assemelha ao Windows. Foi desenvolvida pelo pessoal do Linux Mint, mas pode ser instalada em quase qualquer distro. Você se sentira familiarizado, pelo alto grau de semelhança com seu rival.
4 LXDE / XFCE : são interfaces extremamente leves, mas cada uma com um tipo diferente. Para computadores mais modestos, e para quem gosta de um visual mais minimalista.
Existem outras DE mas não vem ao caso. Essas são as principais. Todas são customizáveis, em menor ou maior grau. Uma dica, você sendo novato, ficaria com o CInnamom.
A última parte é fazer o backup de seus arquivos e pesquisar se os programa que você usa no windows tem versões de Linux ou alternativas semelhantes.
Qualquer dúvida poste novamente. O pessoal do VOL é muito gente boa e ficaremos felizes em ajudar.
Bem vindo ao mundo Linux. Que seja positiva sua experiência.