Video no ubuntu [RESOLVIDO]

1. Video no ubuntu [RESOLVIDO]

fabio
fabio_floripa

(usa Ubuntu)

Enviado em 27/11/2009 - 11:50h

Instalei o ubuntu 9.10 e me decepcionei com oq aconteceu, foi configurar o video e quando almentei a taxa de refresh para 75 o minutor apagou e nao tem cristo que faça ele voltar! ja fis o dpkg-reconfigure xserver e outros comandos assim como descrito no site do proprio ubuntu e outros links e nao funcionou! será que vou ter que reinstalar o sistema? ja que eu acho que sim.. vcs poderiam me indicar uma distro leve e de facil compreensao? nunca usei linux e pretendo montar um servidor squid+cbq+firewall. mas pra isso tenho que me familiarizar com o linux.

Obrigado por qualquer ajuda! e se me permitem uma pergunta que é mais uma reflexao: como é que o linux pretende se popularizar se uma simples configuraçao de video te faz perder 2 dias pesquisando na internet sem soluçao? Será que algum dia haverá um linux feito pra quem esta acostumado com o windows??


  


2. Re: Video no ubuntu [RESOLVIDO]

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 27/11/2009 - 12:33h

Grande parte dos monitores não aceita uma refresh rate superior a 60, embora alguns aceitem valores como 85.
Isso depende do monitor (leia o MANUAL).
Ultrapassar essa taxa danifica o monitor, podendo até mesmo queimá-lo IMEDIATAMENTE.
Se isso ainda não aconteceu, experimente informar "refresh rate=60".
Mesmo que não funcione muito bem, certamente irá funcionar, mesmo que a taxa do monitor seja algo tão baixo quanto 54 ou 56.
Isso dará tempo para você ler o MANUAL e informar a refresh rate adequada ao seu conjunto de video.

Monitores LCD têm geralmente uma taxa menor que os CRT.
Monitores cuja resolução seja mais alta costumam aceitar refresh rates mais altas. Tudo depende do que diz o MANUAL do monitor.

Devo entender que o monitor estava funcionando razoavelmente bem, até o momento seguinte a você mexer na refresh rate (fez isso com que finalidade? talvez diminuir o flicker? deu para notar algum flicker antes de mexer?)

Farei algumas sugestões:

- Leia sempre os MANUAIS.

- Se você quer configurar um servidor, lembre-se de fazer CONFIGURAÇÕES CONFIÁVEIS, e jamais tente "tirar leite da pedra" ou "envenenar" isso ou aquilo... Deixe as aventuras para quem não tenha tanto compromisso assim.

- Ubuntu é leve e de fácil compreensão - infinitamente mais que o Windows.
Por isso não se deve mexer no que está quieto.

- Se a sua instalação do Ubuntu não ficou a contento, não tenha dúvidas: Veja se a checksum (m5sum) está correta e reinstale.
Afinal, isso não vai tomar mais de meia-hora a 40 minutos, o que é extremamente vantajoso em face ao "outro" sistema operacional.

- Lembre-se de que configurar um servidor é diferente de configurar um terminal ou um PC em uso típico em desktop.
Portanto, terá de compartilhar recursos, arquivos, e possivelmente uma conexão de internet. Terá de alocar memória, etc.
Para isso, você deverá ter, de uma forma ideal, pelo menos uma pequena base para fazê-lo DE VERDADE, não apenas na base do next-next.

- Por fim, uma consideração: Você não teria perdido um segundo sequer se não tivesse o "espírito de Santos Dumont": foi inventar, e não deu certo.
A culpa certamente não é do Ubuntu, pois também se queimam monitores no windows, fazendo exatamente o que você fez...

Ah, mas estamos torcendo por vecê, e esperando que o monitor tenha sobrevivido.




3. Re: Video no ubuntu [RESOLVIDO]

fabio
fabio_floripa

(usa Ubuntu)

Enviado em 27/11/2009 - 13:05h

Muito obrigado Teixeira, ja pude notar que vc é um dos crânios aki. Eu nao sei como passar o comando refresh rate. alias todos os comandos que tento para resolver a situaçao me respondem com !can´t open video. e na verdade nao tenho tempo pra ficar pesquisando mais e me cadastrando em foruns! ja iniciei uma nova instalaçao do SO! Estou especialmete chateado pq informática é meu ganha pao. dou suporte a micros com windows com tranquilidade, e agora tenho um embrulho no estomago de pensar que nao consigo alterar a taxa do monitor! erro meu ok mas como que o ubunto nao tem o recurso de rotorno automático que o windows tem? se eu soubesse programar faria isto na minha distro imediatamente!
Sei que pra montar um servidor eu terei que ter uma base e é oq estou buscando! na verdade vou pagar pra um terceiro montar o server. mas eu tenho que saber pelo menos administra-lo!
vou para a 3º tentativa com o ubuntu, as 2 primeiras frustradas, mas a vida é isso mesmo, agente da valor quando rala! espero em breve responder mais que perguntar neste forun!
Obrigado pela ajuda!


4. Agora a instalaçao nao completa!

fabio
fabio_floripa

(usa Ubuntu)

Enviado em 27/11/2009 - 13:52h

Agora o ubuntu nao é capaz de criar a partiçao ext. é claro que se eu soubesse como particionar o hd para o linux manualmente funcionaria, eu acho! o bom é que ironicamente vou usar o cd do windows para resolver o problema. formatando o hd para entao instalar o ubuntu! esta é minha ultima tentativa com ubuntu depois vou tentar o mint ou o big. To triste pq vejo todo mundo falando que o lnux é o maximo e até agora so tive problema! to ansioso pra poder aproveitar oq este sistema tem a me oferecer!


5. Re: Video no ubuntu [RESOLVIDO]

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 27/11/2009 - 14:00h

Há muito tempo atrás não havia como alterar a refresh rate, pois todos os periféricos usavam os padrões do IBM-PC, portanto todos tinham rigorosamente as mesmas caracteristicas, pois acompanhavam um padrão (não era o padre Marcelo Rossi, que também é um "padrão").

Depois do advento do Windows, muitos desses periféricos passaram a adotar não mais os padrões do hardware básico, mas os padrões modificados para atender às especificações da Microsoft, que fazia parcerias assim dessa forma (lembra das siglas LIM e MMX?).

No windows, se uma configuração de video não for aceita, o sistema "desarma" e volta para uma configuração padrão, mais segura. Isso está de acordo como os padrões da Microsoft, mas não exatamente de acordo com os padrões de hardware IBM-PC.
Então no Linux você poderá informar qualquer dado, mesmo fora de padrão, como por exemplo 600 em vez de 60, ou qualquer número como 54, 56, 72, 80, 1234567890, uma vez que em tese o limite hoje existente poderá nao existir amanhã (quem sabe haja no futuro algum monitor super-especial que aguente 600KHertz?). A taxa de vertical refresh é determinada pelo fabricante do monitor, e não tem nada a ver com o sistema operacional.
Alguns monitores profissionais simplesmente não funcionam no Windows devido a esse automatismo.

A filtragem de dados no Linux fica por conta do usuário administrador. Por isso é preciso muito cuidado e atenção antes de dar um [enter], especialmente em termos de configuração.
Vou-lhe dizer que não sei como mexer com a xvrefresh do ubuntu, porque nenhum dos monitores que possuo (Samsung 793V, 550v e Goldstar 14B - muito antigo) jamais precisou que eu mexesse nisso.
Tinha de reconfigurar drivers de video e de cada monitor no windows, mas no linux não foi preciso.
Na verdade, tive problemas com o monitor Goldstar quanto fui instalar o Kurumin, pois a versão 7.0 era "moderna demais" para aquele monitor e a tela "virava" por parêmetros excessivos de resolução e de refresh rate.

No Kurumin (baseado no Knoppix) tem uns cheatcodes especiais, que são mais ou menos isso, e que devem ser informados na hora do boot:
versão 2.21:
knoppix screen=800x600 xvrefresh=60 xdepth=8
versão 7.0:
kurumin screen=800x600 xvrefresh=60 xdepth=8

sendo que essa screen= deve ser informada com a resolução típica do monitor, geralmente 1024x768 e xdepth= hoje em dia deve ser algo como 24 ou 32. Não tem problema se informar errado; simplesmente funciona mal.

xdepth é a quantidade de cores. Também não tem importância informar errado. Ou sai desbotado, ou funcionam muito bem, ou fica abaixo do esperado. O número 24 atende a praticamente todos os usos;

xvrefresh= refere-se ao que estamos discutindo, é a taxa de atualização vertical do monitor, que vai (na prática) de 54 a 70, mas que é o único parâmetro que pode danificar fisicamente o monitor. Seu default é 60, considerado um valor seguro para a maioria dos casos.

A distro que utilizo atualmente, o Big Linux, é baseada em Ubuntu, já foi atualizado da 9.04 para 9.10 e não tive problema algum.
Outros usuários estão tendo algum problema aqui, outro ali, mas nenhum dessa monta.

Mas o caminho das pedras é por aí mesmo.



6. Re: Video no ubuntu [RESOLVIDO]

anna kamilla
annakamilla

(usa Manjaro Linux)

Enviado em 30/11/2009 - 17:53h

o meu sempre da pau desse tipo. mas no final acabo instalando com sucesso.

as vezes acontece de ser a unidade de cd e dvd que voce está ai meu amigo.

agora o que acontece com o monitor, qual o modelo??

ele desliga mas ele apaga na luz tb como se estivesse desligado??






7. Re: Video no ubuntu [RESOLVIDO]

Angelo Cordovil
angeloo

(usa Linux Mint)

Enviado em 17/01/2010 - 12:02h

Caro Fabio_Floripa, como você esta iniciando no LINUX, sugiro que você adquira um livro que me deu muito conhecimento em LINUX, seria o seguinte.
"Descobrindo o LINUX"
Autor: João Eriberto Mota Filho
Editora: NOVATEC

aproposito, voce reinstalou mesmo, o SO, ou voce resolvel o problema sem reinstalar???

muito bom este livro....


8. artigos

Juliao Junior
juliaojunior

(usa Debian)

Enviado em 17/01/2010 - 14:12h

http://www.vivaolinux.com.br/linux/






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts